Carnaval de rua pode voltar a Ribeirão Preto em 2020, mas com investimento privado
Último desfile de escola de samba em Ribeirão Preto foi realizado em 2013

Carnaval de rua pode voltar a Ribeirão Preto em 2020, mas com investimento privado

Vereador solicitou à Prefeitura uma planilha de gastos do último carnaval de rua na cidade

Desde 2013, Ribeirão Preto não recebe um desfile de escolas de samba durante o Carnaval. Para tentar resgatar um dos principais eventos da festa mais democrática do País, representantes da escola de samba Dragões da Real entraram em contato com o vereador André Trindade (DEM), sugerindo novas formas de se realizar o desfile.

A proposta é iniciar a discussão sobre um modelo de captação de recursos da iniciativa privada, como já é feito com outros eventos na cidade.

Desde o fim do carnaval de rua, a Prefeitura adotou medidas de austeridade para festividades no município. Parou de investir diretamente no Carnaval, Tanabata, Parada LGBT, entre outros eventos. Atualmente, o governo disponibiliza apoio institucional, segurança e suporte no trânsito.

Em 2014, para diminuir custos, a Prefeitura adotou o “carnaval nas comunidades”, com as escolas de samba realizando as festas dentro das quadras nos bairros.  Porém, em 2016, a ex-prefeita Dárcy Vera anunciou o corte total de recursos ao carnaval. Medida que foi mantida, desde então.

O vereador André Trindade, líder do governo na Câmara, solicitou ao Executivo uma planilha de custos da realização do último carnaval de rua na cidade.

Com ela, o parlamentar terá uma base do que era gasto com cada item e, com isso, elaborar um plano para a captação de recursos privados.  O pedido ainda está sob a análise da Prefeitura.

“Hoje o futebol amador é tocado dessa forma, empresas patrocinam alguns custos, sem nenhum ônus para prefeitura. Esses acontecimentos são patrimônio da nossa comunidade”, comentou Trindade.

Após receber a planilha, o vereador pretende chamar representantes de todas as escolas de samba da cidade para dar início aos debates.


Foto: Pixabay - Ilustrativa

Compartilhar: