Carnaval em Ribeirão terá Bloco do Mané Gaiola, com famosos bonecões de Sertãozinho

Carnaval em Ribeirão terá Bloco do Mané Gaiola, com famosos bonecões de Sertãozinho

No sábado, público poderá ver ao vivo a reconstrução de um dos bonecos criados pelo próprio Mané, na década de 1960; no domingo, cortejo desfila no Centro

Novidade para os mais jovens e resgate cultural para quem já viu muitos carnavais, os coloridos bonecos do Bloco Mané Gaiola prometem ser destaque no Carnaval deste ano, em Ribeirão Preto. Em tamanho gigante, eles chegarão diretamente de Sertãozinho para percorrer as ruas do Centro, no domingo de Carnaval (11/2), das 10h30 às 12h. Poderão se juntar ao cortejo pessoas de todas as idades que quiserem vivenciar a experiência de um folião das antigas. Os bonecos foram criados pelo mestre Mané Gaiola na década de 1960, em Sertãozinho, e até hoje são a sensação do Carnaval da cidade vizinha.



 

Homenagem à cultura regional e alegria para toda a família, o cortejo será acompanhado pela premiada Banda Marcial da Juventude de Sertãozinho, que desde 2006 tornou-se oficialmente a banda do Bloco Mané Gaiola e vai executar as mais famosas marchinhas carnavalescas.



 

Um dia antes, no sábado de Carnaval (10/2), o público ainda terá a oportunidade de acompanhar ao vivo a reconstrução de um dos bonecos que marca o Carnaval da região há mais de seis décadas: das 14h às 17h, um dos personagens confeccionados pelo próprio Mané Gaiola, na década de 1960, será refeito ao vivo na Área de Convivência do Sesc Ribeirão Preto, que realiza a atividade e também o desfile do domingo. Os artistas responsáveis pela intervenção são Marcos Eloy Ricciardi Favaretto e Márcio Geovan Soares, com grande experiência na preservação dos icônicos bonecões.



 

O Sesc fica na rua Tibiriça, 50, no Centro de Ribeirão Preto. É dali que sairá o cortejo no domingo, percorrendo várias ruas até o Calçadão, em frente ao coreto da Praça XV de Novembro. “Tudo é gratuito e convidamos a todos para virem fantasiados. Se tiverem bonecos, tragam pra folia. Todo mundo é bem-vindo!”, incentiva Camila Onofre, técnica em programação do Sesc Ribeirão Preto.



 

PIONEIRISMO NO BRASIL

Zé Goiaba, Maria Goiabeira, o Herói Turco e os coelhos são alguns dos bonecões criados por Mané Gaiola antes mesmo do surgimento dos famosos bonecos de Olinda, em Pernambuco. Quem garante o pioneirismo de Sertãozinho é o historiador Rodrigo Touso, do Centro Municipal de Memória (CEMM), e coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Museologia do Claretiano Centro Universitário. “Mané conseguiu estabelecer seu estilo artístico por meio da fabricação de bonecos gigantes, sendo precursor até mesmo em relação às criações do Nordeste”, afirmou.



 

Manoel Rodrigues Santinho (1916-1998), o Mané Gaiola, começou a participar do Carnaval de rua de Sertãozinho com apenas 12 anos, como o Palhaço Piolim. Depois, criou as personagens e bonecos gigantes que marcaram as festas da cidade - Reis Momos, palhaços e um zoológico de bonecos que incluía zebras, tubarões, papagaios, girafas, carneiros, tucanos, jacarés, patos, tartarugas, galinhas e muito outros. Hoje, além dos desfiles, seus bonecos gigantes formam o acervo Mané Gaiola, em exposição no museu de Sertãozinho, e foram tombados como Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, em 2011. 



 

SERVIÇOS

“Intervenção ao vivo com os artesãos inspirados por Mané Gaiola”

Quando: 10 de fevereiro, sábado

Horário: Das 14h às 17h 

Onde: Área de Convivência do Sesc Ribeirão Preto (Rua Tibiriçá, 50)

Atividade gratuita

 

“Bloco Mané Gaiola com Banda Marcial da Juventude” 

Quando: 11 de fevereiro, domingo

Horário: Das 10h30 às 12h  

Onde: Saída do Sesc Ribeirão (Rua Tibiriçá, 50) rumo ao Calçadão, em frente ao coreto da Praça XV de Novembro.

Atividade gratuita

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: