‘Casa das Artes’ lança projeto para reformar sede

‘Casa das Artes’ lança projeto para reformar sede

Grupo formado por artistas de Ribeirão Preto busca investimento através de financiamento coletivo na plataforma Catarse; valor a ser arrecadado é de 13,5 mil reais

Amontoados atrás das cortinas, no fundo do palco da Casa das Artes, estão os materiais cênicos de cinco grupos sediados pelo espaço, localizado no bairro Sumarezinho, em Ribeirão Preto.

Desde a sua fundação, em 2010, a Casa das Artes se propôs a oferecer oficinas voltadas a adolescentes e artistas, a atuar como laboratório de estudo e pesquisa em artes, além de sediar núcleos artísticos de circo, teatro, dança e arte visual.

Contudo, no início de 2015, o projeto precisou mudar de endereço, e o novo local precisa passar por algumas reformas para adequações, como a construção de um mezanino para guardar equipamentos na parte de trás do palco.

“Temos a estrutura que veio do outro espaço, mas planejamos algumas adaptações para melhorar o uso do local. Na parte superior do prédio temos um cômodo que dá para fazer ensaios e aulas. Mas, hoje não é possível devido à influência do som. Então, uma atividade atrapalharia a outra”, explica Flávio Racy, da Cia A Dita Cuja, e membro da Associação de Cultura e Arte de Ribeirão Preto – também sediada pela Casa das Artes.

Clique aqui para conhecer o projeto e contribuir
O projeto para adequação do espaço prevê ainda o fechamento da parte superior da Casa e a construção de uma arquibancada para ampliar o número público. No entanto, para a execução das obras, o grupo precisa arrecadar 13,5 mil reais. Como o espaço é mantido pelos grupos através do dinheiro arrecadado com cursos e a bilheteria dos espetáculos oferecidos pela Casa, a opção foi utilizar a plataforma de financiamento coletivo Catarse.

A iniciativa, intitulada de Arte em Obra, tem até o dia 16 de setembro para arrecadar a quantia e os contribuintes ganham brindes em troca do investimento. Conheça o projeto.

Oficinas

A Casa das Artes foi aprovada em um projeto para captar recurso através de renúncia fiscal e em breve as oficinas gratuitas voltam a ser oferecidas pelo grupo. “Serão dez oficinas gratuitas, dez oficinas técnicas, três espetáculos mensais e conseguindo preparar a casa ela receberá melhor estas atividades todas”, explica Racy.

A Casa

O espaço é sede artística dos grupos Cia. A DitaCuja, Teatro de Caixeiros, Cia. Tertúlia, Teatro dos Andarilhos, Grupo Bugalha e da empresa audiovisual Press Start – Arte e Entretenimento.

“Em cinco anos de existência, a história da Casa das Artes está estritamente atrelada à cultura de Ribeirão Preto e foi parceira da maioria dos eventos culturais que foram realizados na cidade”, conclui Flávio Racy.

Revide on-line
Texto, Foto e Vídeo: Bruno Silva

Compartilhar: