Casa Portinari realiza palestra, rodas de conversa e visitas na 17ª Primavera dos Museus
Obra Carajá, 1961 reflete pautas sociais que serão abordadas na programação do museu nesta semana

Casa Portinari realiza palestra, rodas de conversa e visitas na 17ª Primavera dos Museus

Reflexões sobre a importância das memórias quilombolas e da luta de grupos sociais minorizados na participação da democracia são exemplos do que o público pode acompanhar entre os dias 19 e 22 de sete

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, inicia nesta terça-feira, 19, a programação da 17ª Primavera dos Museus, com uma visita mediada e a roda de conversa "Quilombolas na obra de Portinari”. Coordenadas pelo Núcleo Educativo, as atividades se repetem até sexta-feira, sempre às 10h e às 14h, com entrada gratuita.

 

Depois de um passeio pelas salas, jardins e anexos do museu, a equipe do Educativo propõe reflexões sobre a importância das memórias quilombolas. Durante o bate-papo, os participantes discutem a representação dos remanescentes de quilombos na obra de Candido Portinari.

 

A artista plástica Con Silva, ativista do Movimento Negro de Batatais, conduz a roda de conversa "Racismo e o Impedimento da Democracia no Brasil", dia 20, das 10h às 11h. No evento, destacará a importância da luta de grupos sociais minorizados na participação da democracia.

 

Sexta-feira, 22, das 10h às 11h, tem a palestra "O Exercício da Democracia e os Povos Originários". A atividade contará com um representante do Museu das Culturas Indígenas (MCI), em transmissão online, comentando sobre a conexão entre o exercício da democracia e os povos originários.

 

A 17ª Primavera dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que neste ano aborda “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

 

Acessibilidade

 

Para celebrar a Luta da Pessoa com Deficiência, a Professora Malau e sua turma da Apae Brodowski realizam uma apresentação musical que promete encantar os visitantes do Museu Casa de Portinari. Será na quarta-feira, 20, às 10h.

 

SERVIÇO
RODA DE CONVERSA "QUILOMBOLAS NA OBRA DE PORTINARI"

Data: de terça (19/09)  a sexta-feira (22/09)

Horário: às 10h e às 14h

 

RODA DE CONVERSA "RACISMO E O IMPEDIMENTO DA DEMOCRACIA NO BRASIL"

Data: quarta-feira (20/09)

Horário: das 10h às 11h

 

CELEBRAÇÃO À LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Data: quarta-feira (20/09)

Horário: 10h

 

PALESTRA "O EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA E OS POVOS ORIGINÁRIOS"

Data: sexta-feira (22/09)

Horário: das 10h às 11h

 

MUSEU CASA DE PORTINARI

Quando: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20h.
Onde: Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, em Brodowski (SP). 
Quanto: entrada gratuita.
YouTube: /casadeportinari Instagram: @museucadeportinari Facebook: /museucasadeportinari).


Foto: Divulgação

Compartilhar: