"Céu de Aventuras" será lançado neste sábado, 24, em Ribeirão Preto
Publicação traz mais de 250 fotos e cinco vídeos QRCode

"Céu de Aventuras" será lançado neste sábado, 24, em Ribeirão Preto

Livro escrito por Fábio Machado Passalacqua retrata, de forma inédita, o Brasil a partir de uma narrativa descritiva de 100 aeroportos

O Brasil é a quinta maior área territorial do planeta, ficando atrás somente de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China: são mais de 8 milhões de extensão, sendo considerado um país de dimensões continentais. Para mostrar toda essa amplitude e como os aeroportos são fundamentais para a conectividade, o redator de matérias aeronáuticas, Fábio Machado Passalacqua, acaba de lançar seu primeiro livro "Céu de Aventuras". O lançamento oficial acontece neste sábado, 24, das 10h às 12h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, na rua Duque de Caxias, 547. A entrada é gratuita e aberta à população.

 

A aviação e viajar são duas das maiores paixões do autor. Em todas suas aventuras, conhecer o aeroporto de cada local visitado sempre esteve nos roteiros. "A ideia do livro surgiu durante uma viagem, em Belém, em 2020. Foi ali que a ideia começou a ganhar corpo e decidi escrever sobre o tema", relembra Fábio Passalacqua.

 

Para concretizar o projeto de escrita do livro, o autor escolheu 100 aeroportos e os dividiu em duas partes. "A partir daí, comecei a montar logísticas para chegar nos 50 primeiros aeroportos. Alguns dos que havia listado, eu já tinha visitado, mas a grande maioria ainda não. Com planos feitos, passei cinco meses viajando". O primeiro mês, segundo ele, foi uma viagem pelo Centro-Oeste do Brasil; depois para o Nordeste, Sul, Norte e, por fim, no quinto mês, visitou aeroportos avulsos que ainda não havia conseguido encaixar nas programações anteriores. "Conheci um aeroporto selvagem, no meio da floresta Amazônica, onde os sons dos animais se misturam com os aviões. É esse tipo de realidade que trago no livro", explica.

 

 

"Céu de Aventuras", publicado pela Editora Rota Cultural, conta com 319 páginas e reúne histórias do Brasil, das cidades, da aviação e dos aeroportos. Tudo isso, misturado a viagens de barco, passeios, aventuras, culinária, cultura local, aviões, além de 250 fotos e cinco vídeos QR Code.

 

O autor explica que os aeroportos são fundamentais para o turismo, economia e outros segmentos, como por exemplo, o da saúde, em que voos aeromédicos são essenciais, principalmente em locais inóspitos. "Trago isso de uma forma informal, como numa conversa. Minha proposta é fazer com que o leitor conheça o Brasil atravessando por aeroportos de Norte a Sul do País", descreve acrescentando que levou um ano e quatro meses para concluir o livro.

 

Neste ano, Fábio Machado Passalacqua participa da 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, apresentando uma palestra sobre o projeto, seguida por uma sessão de autógrafos, no dia 20 de agosto, às 16h30.

 

O livro pode ser adquirido pelo site da Amazon, Mercado Livre, Editora Rota Cultural e Livrarias do país todo.

 

Sobre o autor

 

Nascido em 1997, em Ribeirão Preto, Fábio Passalacqua sempre foi apaixonado por aviação. O gosto pela fotografia veio em 2014, mesmo ano em que criou a primeira mídia na internet, o RAO Spotter, para mostrar a movimentação do Aeroporto Leite Lopes. Formado em Aviação Civil, Fábio atua hoje como redator de matérias aeronáuticas.


Foto: Divulgação

Compartilhar: