Choro na Esquina abre programação com o Escaletista França Musse

Choro na Esquina abre programação com o Escaletista França Musse

O projeto Choro da Esquina retoma as apresentações no Teatro Minaz dia 17 de março e traz como convidado o escaletista França Musse para abrir a programação de 2024

A série Choro na Esquina foi criada em 2023 pela Minaz para envolver a comunidade em uma atividade artística com proximidade e participação, trazendo os músicos para o saguão do teatro Minaz. No ano passado aconteceram sete apresentações que contaram com a participação dos músicos do grupo Choro da Casa, convidados de diversas partes do país e também de fora do Brasil, reunindo mais de 1.000 pessoas. 



 

De portas abertas para a rua com uma infraestrutura de cadeiras, equipe de acolhimento, sonorização, a Minaz pode receber pessoas que não têm o hábito de frequentar teatros, mas que estando em espaço externo podem se aproximar com mais facilidade. As apresentações da série acontecem uma vez ao mês, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, nas manhãs de domingo em parceria com o coletivo Choro da Casa e artistas convidados que podem compartilhar seus conhecimentos e proporcionar ao público um maior e mais acolhedor contato com o choro brasileiro. O primeiro espetáculo da série, realizado em abril, contou com um público muito acima do esperado para a estreia, que se divertiu e até cantou com os artistas.



 

França Musse iniciou na música aos 10 anos de idade, estudando acordeon com o Maestro Werther Fabbri. Aos 16 anos, juntamente ao seu irmão Azer, formaram o Conjunto de Baile “Irmãos Musse e seu Conjunto”. Aos 22 anos, com outra formação, “Irmãos Musse e seu Conjunto” passou a se chamar “Conjunto Capri”, que abrilhantava bailes em Ribeirão Preto e toda a região, inclusive tocando no programa “Almoço com as Estrelas”, da extinta TV Tupi, comandada por Airton Rodrigues. Participou do início do conjunto “Os Rouxinóis”, dos mais importantes conjuntos de choro de Ribeirão e região, no famoso café com chorinho da USP Ribeirão Preto, à época comandado pelo seu grande amigo, o compositor e grande chorão Horvildes Simões.



 

Fundou o Clube do Chorinho em 1986, comandando as rodas de choro que varavam a madrugada. Fez várias participações no grupo “Sexteto Colibri”, que hasteou a bandeira do Choro em Ribeirão na década de 90 e 2000. Em 1993, inicia com a roda de Choro na então “Mercearia do Fernando”, posteriormente “Bar do Chorinho”, até hoje um tradicional bar de Choro e Samba em Ribeirão Preto. De 2014 a 2017 passou a integrar o conjunto “Etanóis”, comandado por Sandro Cunha, onde teve oportunidade de acompanhar importantes artistas da música brasileira, como: Nelson Sargento, Germano Mathias, Monarco, Hermínio Bello de Carvalho, Nei Lopes, entre outros. Se apresentou em duas ocasiões na no festival “Virada Paulista” em São Paulo, acompanhando o cantor e compositor Nelson Sargento.



 

França é atualmente integrante do Projeto Choro da Casa, desde 2014, onde é considerado mestre, maestro e professor, participando de importantes festivais como: Festival Choro da Casa, Feira do Livro de Ribeirão Preto, Festival Zequinha de Abreu, entre outros.

Gravou álbuns com o Conjunto Capri, Bueno Cantor e Choro da Casa, sendo que hoje encontra-se envolvido em um projeto de produção de um álbum de composições próprias, tendo como parceiros Alexandre Gonçalves Peres e Lucas Oliveira. Em 2014, foi homenageado pela Ordem dos Músicos do Brasil, sendo-lhe outorgado um Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento ao trabalho realizado, enaltecendo a Arte e a Cultura Brasileira.



 

A Cia. Minaz é uma Companhia de ópera e musicais que atua há 32 anos criada em Campinas em 1990 e sediada em Ribeirão Preto desde 1992 onde mantém o Teatro Minaz, quatro corais adultos, dois corais infantis, dois juvenis, solistas e inúmeros corais em diversas cidades paulistas onde atuam suas equipes formando uma grande escola de canto e instrumentos somando mais de 1.000 integrantes com o Projeto Cantar e o Projeto Tocar. Realiza em sua temporada grande variedade de óperas, musicais, shows, concertos e oficinas com artistas nacionais e internacionais tendo como foco principal o público das cidades do interior. 



 

O Projeto Choro da Casa foi criado em 2012, por músicos, com o intuito de disseminar e tornar acessível a música brasileira. O Projeto vem protagonizando uma série de ações culturais com o objetivo de propagar o chorinho brasileiro na cidade de Ribeirão Preto – SP, como por exemplo, oficinas de música gratuitas, concertos nos diversos espaços culturais da cidade e rodas ao ar livre para a população em geral. Os objetivos do coletivo se enquadram com os do Minaz no que se refere a estimular ações continuadas em prol da real transformação sociocultural; levar à população obras artísticas de qualidade, fomentar o interesse e incentivar as possibilidades da profissionalização artística de jovens promovendo atividades de formação à população e aos artistas interessados em aperfeiçoar ou ampliar seus conhecimentos, fortalecer o intercâmbio entre os artistas locais, artistas de outros localidades, inclusive artistas reconhecidos nacional e internacionalmente, viabilizar a acessibilidade a espaços e conhecimentos culturais oferecendo espetáculos gratuitos à comunidade. 



 

SERVIÇO 

Evento: Série Choro na Esquina com França Musse 

Dia: 17 de março
Horário: 9h30
Local: Teatro Minaz (Rua Carlos Chagas, 273 - Jardim Paulista)
Não é necessário retirar ingressos

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: