Cinema: Ribeirão Preto se torna cenário de superprodução
Ribeirão Preto se torna cenário de superprodução

Cinema: Ribeirão Preto se torna cenário de superprodução

Comédia romântica com Murilo Benício, Camila Morgado e Sabrina Sato está no final das de gravações com previsão de lançamento para março de 2017

Os atores Murilo Benício e Camila Morgado participaram de uma conversa com a imprensa ribeirãopretana nessa terça-feira, 28. Ambos estão em Ribeirão Preto há dois meses para a gravação da comédia romântica Divórcio 190, dirigida por Pedro Amorim e produzida por Tubaldini Jr e André Skaf.

“Pra mim o charme do roteiro é o filme se passar numa cidade do interior, a gente poder conhecer um lugar novo, ter uma outra luz, outra paisagem e também ainda a questão do sotaque. A história é muito bonitinha. Eu fiquei bem empolgada”, explica Camila Morgado, uma das protagonistas do filme, durante o bate-papo realizado no Espaço Dona Flor.

Cenário de cinema

A ideia de rodar grande parte do filme em Ribeirão Preto partiu do produtor LG Tubaldini Jr., que há 15 anos deixou a cidade para atuar em produções nas capitais. “O Tuba foi criado em Ribeirão Preto e quando ele me convidou para dirigir o filme uma das coisas que ele tinha em mente era que o filme se passasse aqui na cidade e eu achei muito legal”, comenta o diretor Pedro Amorim.

Ele revela ainda que foi importante para a equipe conhecer e que se surpreendeu pela cidade ser totalmente diferente do que eles imaginavam. “Ribeirão Preto é uma cidade enorme, uma grande cidade de interior, onde se tem vários núcleos culturais. O filme abrange um pouco esses lados todos e não mostra uma coisa estereotipada que seria todo mundo andando de chapéu e cantando música sertaneja”, completa o diretor.

Em defesa da cidade onde cresceu, Tubaldini Jr. diz que o filme levará para as telonas uma forma que, segundo ele, ficou marcada, ou até diminuída. “Se você pensar as pessoas nas grandes cidades, muitas vezes elas ainda têm a ideia de Ribeirão Preto como ela era há vinte anos. Só que elas não entendem que o agronegócio transformou o Brasil e suas cidades”, destaca o produtor.

Sobre a escolha de Ribeirão Preto como cenário, Tubaldini Jr. destaca ainda a luz da cidade, tão comentada por outros artistas da sétima arte. “Temos ainda as paisagens, a cor dessa terra, da vegetação e não podemos deixar de dizer, as belezas da própria cidade. Ribeirão Preto foi um sopro para a produção das comédias românticas que são em grande parte rodadas no Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo”, diz.

Santo de casa

Os atores citaram como uma das dificuldades durante a interpretação a dicção correta do sotaque do interior paulista. “Nós nos preocupamos muito com o ‘r’ e foi o ‘s’ que derrubou a gente”, brincou Murilo Benício.

“Revertério foi um pouquinho difícil”, emendou Camila Morgado.

Para dar mais realidade ao filme, todos os figurantes utilizados nos filmes foram de Ribeirão Preto, em algumas cenas, foram até utilizados atores locais. “Tem esse lance do sotaque que a gente realmente insistiu em tentar fazer bem e, para alguns papéis chaves, foram utilizados atores daqui para ajudar e foi muito bacana nesse sentido”, destaca Amorim.

Valores

A equipe com cerca de 300 pessoas permanece na cidade até o dia 6 de julho, depois dessa data terão mais dois dias de gravação em São Paulo e o filme parte para a pós-produção.

Divórcio 190 será distribuído pela Warner Bros. Pictures e está orçado em R$ 12 milhões. A previsão de lançamento é março de 2017.

Parceria

Para realizar a produção no município, a equipe contou com a parceria da Ribeirão Preto Film Commission. Viviane Mendonça, da Film Commission, destaca a importância do intercâmbio entre produtores e diretores nacionais para o desenvolvimento cultural da cidade. “Ribeirão Preto ocupa um outro patamar agora, por ter recebido uma produção tão grande. Acredito que o fato de termos já a Film Commission aqui, sendo liderada pelo Edgard de Castro, também foi um importante começo que possibilitou chegarmos com uma estrutura mais adequada. Afora tudo isso, temos essa troca, de pessoas vindo, proporcionando aprendizado a pessoas de Ribeirão Preto e a cidade se torna uma vitrine para futuras produções”, conclui.


Fotos: Bruno Silva

Galeria de imagens

Compartilhar: