Coautora de livro sobre região de Ribeirão Preto detalha "Café com Açúcar"
Confira a entrevista que o Portal Revide realizou com Adriana Silva, uma das autoras

Coautora de livro sobre região de Ribeirão Preto detalha "Café com Açúcar"

Os livros reúnem textos que percorrem as histórias dessas duas plantas e as relações com a vida cultural, econômica e social do interior do Estado de São Paulo

A coleção "Café com Açúcar", composta por dois livros, reúne textos que percorrem a história dessas duas plantas e as relações com a vida cultural, econômica e social da região de Ribeirão Preto. A obra foi escrita por Adriana Silva, Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa e Sandra Molina.

Adriana concedeu entrevista para o Portal Revide, em que detalha a história e criação do livro. Confira o bate-papo:

Portal Revide (PR) – Adriana, sobre o que fala a coleção?
Adriana Silva (AS) –
Nós partimos do que já foi publicado sobre o tema e resolvemos fazer uma obra (dois livros) com destaque para as pessoas dessa história. Afinal, são as pessoas que fazem a história. Então, as obras Café com Açúcar contam a trajetória dessas duas plantas, com destaque para o interior do Estado de São Paulo e destaque para as pessoas.

PR – Como surgiu a ideia de falar sobre este tema?
AS –
Já pesquisamos há algum tempo nas identidades culturais do interior do Estado. Temos outras obras, como Paisagem Cultural do Café, Memórias dos Cafezais: a vida nas fazendas, e sempre com recorte específico. Desta vez, nosso desejo foi ampliar para compreender melhor.

PR – Onde vocês buscaram as histórias para colocar no livro?
AS –
Como o período do café é mais antigo, recorremos a documentos, como, por exemplo, o acervo do Coronel Quito Junqueira. No caso da cana, usei um acervo digital com matérias divulgadas na imprensa no período de 1986 a 2000, incluindo entrevistas com descendentes da imigração italiana; o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues e especialistas na área.

PR – Qual foi o intuito da publicação dessas histórias?
AS –
O objetivo mais importante é o do registro da história organizada de maneira a valorizar seus personagens. Entretanto, é inevitável que uma obra como essa sirva para dizer quem somos, que sociedade é a nossa, de onde viemos, como as questões econômicas estão intrínsecas ao nosso modo de viver e sugerir reflexões.


Sob supervisão de Marina Aranha.


Foto: Reprodução facebook

Compartilhar: