Coletivo de Ribeirão Preto oferece oficinas gratuitas de produção audiovisual
O Coletivo Fuligem e a Mandala Produtora Audiovisual oferecem três oficinas; as inscrições estão abertas

Coletivo de Ribeirão Preto oferece oficinas gratuitas de produção audiovisual

Serão laboratórios de roteiro, interpretação e direção para vídeo e animação em série

O Coletivo Fuligem e a Mandala Produtora Audiovisual juntaram os anos de experiência na área e apresentam aos moradores de Ribeirão Preto e região a oportunidade de vivenciarem, aprenderem e produzirem cinema com o Lab Audiovisual. Com objetivo de incentivar ações de fomento à produção de vídeo, qualificar e formar produtores independentes, o projeto foi contemplado pelo Proac e está com inscrições abertas, com o início das oficinas marcadas para março. 

De acordo com Renato Vital, membro do Coletivo Fuligem, a ideia do laboratório é incentivar a produção local. "Para isso, temos três etapas: trazer formação para o cenário local, produzir novos conteúdos com este conhecimento e circular estas experiências em oficinas por cidades da região", diz Vital.

Além de Ribeirão Preto, Serrana, Pradópolis, Taquaritinga e Ituverava receberão oficinas de iniciação ao audiovisual. "Assim, o Lab consegue distribuir seu recurso no fomento do audiovisual não só em Ribeirão, como na região, fazendo uma rede", comenta.

No município, o projeto é dividido em três áreas: roteiro, com João Flávio de Almeida, interpretação e direção para vídeo, com Eduardo Bordinhon, e animação em série, com Rogério Shareid. Participam também grupos de teatro, dançarinos e personagens da cidade na produção de sete vídeos de ficção, documental, animação e vídeo-arte ao longo das atividades. "Nas oficinas, os roteiristas, atores, diretores e animadores poderão aprender novas técnicas para aplicar em suas ideias", coloca. "Já nas de iniciação audiovisual, todos terão o gostinho do mundo dos vídeos".

Para Vital, o audiovisual está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. "O audiovisual é arte, informação, lazer e até mesmo formador de costumes e valores", diz. Por conta disso, o coletivo também produz material jornalístico e incentiva pessoas a produzirem conteúdo que contribua com a comunidade. "Qualquer um com um celular na mão hoje é um agente midiático", conclui.

As inscrições podem ser feitas até dia 27 de fevereiro, por meio deste link. O critério de seleção dos participantes se dará por meio de análise de Carta de Interesse e Link para Portfólio. As oficinas são para pessoas de nível intermediário (Jovens e Adultos). Os equipamentos necessários para a participação dos cursos são de responsabilidade dos inscritos (Câmeras, Ilha de Edição, entre outros).

O coletivo

O Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte é uma organização horizontal pautada na autogestão e economia solidária. O Fuligem é um dos mais de 100 coletivos do Circuito Fora do Eixo, uma rede de trabalho colaborativo voltado para a Cultura e Sociedade. O Lab Audiovisual é apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Estado de Cultura e Coletivo Fuligem, contemplado no PROAC - Ações de Fomento Ao Audiovisual.


Foto: Pixabay

Compartilhar: