Começa nesta segunda-feira, 24, primeira edição on-line da SP-Arte
Uma das obras em exposição na SP-Arte: Solo | Antonio Paucar — Ginsberg

Começa nesta segunda-feira, 24, primeira edição on-line da SP-Arte

Um dos principais eventos do segmento na América Latina tem formato inovador e aberto

Considerado um dos mais importantes eventos de arte e design da América Latina, o Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP-Arte) abriu a edição 2020 nesta segunda-feira, 24, em um formato inédito. Totalmente digital, o festival pode ser acompanhado on-line, pelo site www.sp-arte.com até domingo, 30. O evento é patrocinado e apoiado pela Iguatemi Empresa de Shoppings centers há 13 anos.

Em um bate-papo virtual com jornalistas e influenciadores da área, na sexta-feira, 21, Fernanda Feitosa, diretora e criadora do evento, explicou a dinâmica deste ano e como foi a corrida para que as mudanças fossem feitas. "Nós já tínhamos uma plataforma digital em desenvolvimento há dois anos e precisamos acelerar o processo para montar as galerias, inserir as imagens e vídeos a tempo para a realização do evento. No final das contas, a pandemia trouxe para nós uma oportunidade interessante, estimulando o conteúdo digital nos nossos expositores. A navegação é fácil, intuitiva pelas galerias, pela faixa de preço. Além disso, cada galeria tem uma curadoria própria, personalizada de acordo com o projeto", diz.

Fernanda também destaca que, apesar do distanciamento, a proposta deste ano da SP-Arte é de trazer até mais intimidade entre o artista e o apaixonado pela arte. "O público poderá ver vídeos do artista. De como a obra foi criada, do processo de desenvolvimento. De uma certa forma, apesar da distância, o formato trouxe esse contato mais íntimo e direto", contou. 

Nesse novo formato, conforme explicou a diretora, é possível navegar por projetos disponíveis nas galerias de arte e design, desenvolvidos especialmente para o ambiente virtual. Para complementar a experiência, textos, áudios e vídeos irão compor o projeto expositivo. Cada galeria participante poderá apresentar até 30 obras de um ou mais artistas em uma página personalizada.

Ainda segundo Fernanda o formato digital também terá a capacidade de ampliar o público da exposição e atrair ainda mais pessoas de fora do país e do circuito da arte e design. "A gente fica distante do público da Europa e dos Estados Unidos colecionador de artes. Nosso público é 95% nacional e 5% estrangeiro, mas com a versão digital acredito que vamos conseguir alcançar um público estrangeiro ainda maior, principalmente pela facilidade de contato direto com o curador de cada galeria", diz.

Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte, em bate-papo com jornalistas

SP-Arte Viewing Room

Patrocinadora exclusiva do evento, a Iguatemi apresenta uma programação especial da SP-Arte Viewing Room durante o #IguatemiDaily - curadoria de conteúdos digitais do grupo. A diretora e criadora do evento vai participar de lives com galeristas e nomes do universo da arte nos perfis do Iguatemi e JK Iguatemi. Entre as participantes estão a CEO da Etel, Lissa Carmona e a consultora de arte e fundadora da Kura, Camila Yunes.

Ainda dentro do roteiro com Iguatemi, Fernanda irá intermediar lives na plataforma Zoom com clientes da rede com o intuito de estimular conversas sobre o fazer artístico, compartilhar tendências e fortalecer a economia criativa do Brasil.

 


Foto: Antonio Paucar — Ginsberg

Compartilhar: