Commune Coletivo traz comédia absurda Ubu Rei a Ribeirão Preto com entrada gratuita
Foto: Divulgação

Commune Coletivo traz comédia absurda Ubu Rei a Ribeirão Preto com entrada gratuita

Os absurdos do poder encenados de forma cômica dão vida ao espetáculo que traz Augusto Marin, como Pai Ubu, e a atriz Esther Góes, como Mãe Ubu

Nos dias 09 e 10, 16 e 17 e 23 de agosto (quartas e quintas-feiras), às 20h, o Teatro do Sesi Ribeirão receberá a peça “Ubu Rei”, montagem do Coletivo Teatral Commune, de São Paulo, baseada no texto de Alfred Jarry, com direção de Armando Liguori Júnior, tradução e concepção de Augusto Marin. 


 

O grupo traz para a montagem uma releitura contemporânea de Ubu Rei, de Alfred Jarry, pós-pandemia, com referências sobre o Brasil, os artistas e o teatro. No elenco, Augusto Marin, como Pai Ubu, Esther Góes, como mãe Ubu, Celso Melez, Ricardo Sequeira, Samara Montalvão, Armando Liguori e Paulo Dantas. 


 

Alfred Jarry foi um poeta, romancista e dramaturgo simbolista francês, que inventou a Patafísica, “a ciência das soluções imaginárias", que opera, pela chave cômica, na desconstrução do real e sua reconstrução no absurdo. Segundo Guillaume Apollinaire, Jarry foi um grande escritor popular, uma espécie de debochado sublime e precursor e inspirador do movimento surrealista.


 

Mais atual do que nunca, o texto mostra como a ganância e a vaidade exacerbada são capazes de motivar a tomada do poder. Ubu, o protagonista, é um personagem inescrupuloso que beira o grotesco para alcançar seus objetivos. Manipulado pela esposa, Mãe Ubu, e amparado pelos próprios discípulos, decide matar o rei da Polônia para roubar a coroa. Em seguida mata os nobres, juízes e os financistas e trai seus próprios apoiadores. Qualquer semelhança com Macbeth, de Shakespeare, não é mera coincidência! Ao chegar ao trono, Ubu se torna um tirano sanguinário, mas ingênuo e despreparado, o que leva a plateia ao riso. Essa é uma das principais características do trabalho de Alfred Jarry: encenar uma farsa que conduz à gargalhada diante da estupidez humana ao supor uma superioridade diante dos demais.  

 

 

A linguagem do espetáculo baseia-se nas técnicas da comédia física e visual, no jogo dos atores, na Commedia Dell’Arte, com música ao vivo, acrobacias, marionetes, elementos de HQs e dos jogos infantis. O público integra o espetáculo, representando o povo da Polônia.


 

O espetáculo Ubu Rei estreou em novembro de 2021, no Teatro Commune, em São Paulo, no projeto UBU REI, FOLIAS PATAFÍSICAS E PANTAGRUÉLICAS, com recursos do PROAC LAB, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O espetáculo teve grande sucesso e já foi visto por mais de 30 mil pessoas. O espetáculo “Ubu Rei” será apresentado no Teatro do Sesi Ribeirão Preto, que está localizado na Rua João Ignacchitti, 20-364, no Jardim Castelo Branco, os ingressos são gratuitos e podem ser reservados no site do Sesi



 

SERVIÇO

Dia: 09, 10, 16, 17 e 23 de agosto (quartas e quintas-feiras)  

Horário: 20h

Duração: 90 minutos 

Classificacão Indicativa: 12 anos

Valor: Gratuito

Onde: Teatro do Sesi de Ribeirão Preto

Informações: (16) 99330-9756 (Leandro)

Endereço: Rua João Ignacchitti, 20-364, Jardim Castelo Branco

 

Compartilhar: