Concerto gratuito da USP Filarmônica acontece em Ribeirão Preto nesta terça-feira, 23
A série de concertos mensais foi retomada em outubro de 2021 e faz parte das comemorações dos dez anos da USP Filarmônica

Concerto gratuito da USP Filarmônica acontece em Ribeirão Preto nesta terça-feira, 23

A apresentação será às 20h, no Auditório da Faculdade de Direito, no campus do município

A USP Filarmônica realizará nesta terça-feira, 23, às 20h, nova apresentação da série de Concertos USP, no Auditório da Faculdade de Direito, no campus da USP de Ribeirão Preto. Com objetivo de democratizar o acesso à arte e às atividades de extensão universitária atreladas ao ensino e à pesquisa, o evento é aberto e gratuito, sem a necessidade de retirada de ingressos. 

“Como sempre, nossos concertos são abertos a todos os interessados, com entrada franca. Nosso intuito é viabilizar um amplo acesso à arte e à música de todos os tempos, com especial dedicação aos repertórios brasileiros desde o período colonial”, comenta o  maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

Além de novas versões para orquestra de cordas de músicas populares brasileiras do século 19 e 20, o concerto aberto traz obras consagradas como o Ré Maior de Vivaldi para alaúde, executado em viola caipira, e a famosa Ária de Johann Sebastian Bach. Será apresentado também uma obra contemporânea premiada na XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro, de autoria do estudante e bolsista da USP Filarmônica, Lucas Pigari.

A USP Filarmônica terá como solista o professor Gustavo Silveira Costa (viola caipira), contando ainda com a participação especial de Camila Santana (rabeca), ex-aluna de Música da USP em Ribeirão Preto, sob regência do professor e maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

Entre as obras inéditas do programa constam ainda antigas modinhas mineiras do século 19 e a Valsa de Esquina nº 8 de Francisco Mignone, todas em novas versões para orquestra de cordas pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi, bem como canções populares brasileiras arranjadas por Villa-Lobos e orquestradas por Olivier Toni.

A série de concertos mensais foi retomada em outubro de 2021 e faz parte das comemorações dos dez anos da USP Filarmônica – orquestra de estudantes de graduação bolsistas, sediada no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP) da USP, cujas atividades tiveram início em 2011.

Auditório da Faculdade de Direito – Campus da USP de Ribeirão Preto
23 de novembro de 2021, terça-feira, às 20h
Av. Bandeirantes, 3900 – Vila Monte Alegre
Entrada livre e gratuita (sem ingressos)

*Com informações do Jornal da USP Ribeirão Preto 


Foto: Divulgação USP Filarmônica

Compartilhar: