Condephaat aprova intervenção no telhado do Museu Histórico
Condephaat aprova intervenção no telhado do Museu Histórico Plínio Travassos

Condephaat aprova intervenção no telhado do Museu Histórico

Forro de madeira caiu em março e local está interditado desde então; obras devem começar na primeira semana de novembro

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) aprovou, em reunião realizada na última segunda-feira, 10, o projeto de autoria da secretaria municipal da Cultura de Ribeirão Preto.

O documento prevê a intervenção para a revitalização do forro do Museu Histórico Plínio Travassos que, assim como o Museu do Café Francisco Schmidt está interditado desde março deste ano, após parte do forro ceder. Com a aprovação do projeto, a secretaria poderá realizar a obra. A assessoria de imprensa informou que dará início na primeira semana de novembro.

Leia mais:

Conservação dos museus Histórico e do Café será investigada pelo MP

Investimento

O projeto será financiado pela Fundação Waldemar Barnsley Pessoa e pelo grupo Multiplan. Juntos eles investirão  R$ 400 mil reais, que serão utilizados para recuperar todo o telhado, trocar todo o forro e realizar um procedimento para descupinizar o local. 

Em nota, a assessoria de imprensa da secretaria da Cultura informou que as entidades doadoras estabelecerão o contato com empresas especializadas em Patrimônio Público para a viabilização dos reparos.

"Nosso objetivo é retirar o risco do Museu Histórico e reabri-lo para a população até o final do ano com uma nova missão institucional. Esta será a primeira etapa e vamos deixar o caminho aberto para o próximo gestor completar as etapas futuras, que devem contemplar a revitalização do complexo, com a reforma da Casa do Colono, readequação do espaço museológico, ações educativas, entre outras atividades", afirmou Dulce Neves.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: