Confira a programação cultural da Fundação do Livro e Leitura para abril

Confira a programação cultural da Fundação do Livro e Leitura para abril

Mês começa com o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento nesta quarta-feira; todas as atividades são abertas e gratuitas ao público

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta a agenda cultural gratuita de abril com programação diversificada para todas as idades, incluindo eventos presenciais e on-line, todos abertos ao público.



A programação inicia com o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, no dia 3 de abril (quarta-feira), às 20h. O evento, coordenado pelo médico e escritor Nelson Jacintho, celebra a cultura, a literatura e a música, reunindo profissionais da área médica e entusiastas na sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América).



 

Cine Fórum - "Julia" (1977)

No dia 14 de abril, sábado, às 18h, será realizado o Cine Fórum com a exibição do filme "Julia" (1977), dirigido por Fred Zinnemann. O encontro, organizado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, propõe um debate sobre a produção cinematográfica inspirada no livro "Pentimento", de Lillian Hellman. O longa retrata a história de duas amigas de infância e suas trajetórias durante a Segunda Guerra Mundial. A sessão acontece na sede da Fundação e a entrada é gratuita.



 

“Julia” conta a história de duas amigas de infância que percorrem caminhos diferentes. A mais rica, Julia, foi estudar em Viena, na Áustria, e a outra, Lillian Hellman, tornou-se escritora e em sua ascensão, é convidada a ir para a União Soviética (hoje Rússia). O enredo se desenvolve com Julia pedindo dinheiro para Lillian, com a finalidade de ajudar as vítimas do regime nazista – que crescia na época narrada – e essa missão se tornou perigosa pela escritora por ser uma conhecida judia. O longa foi muito bem aceito pela crítica da época, sendo indicado e vencendo diversas premiações. Em 1978, ano seguinte ao lançamento, conquistou o Oscar de melhor ator coadjuvante (Jason Robards), melhor atriz coadjuvante (Vanessa Redgrave) e melhor roteiro adaptado. Além de ter sido indicado em outras oito nomeações como melhor filme, diretor, ator, atriz, fotografia, figurino, edição e trilha sonora. Também venceu os prêmios Globo de Ouro (melhor atriz e atriz coadjuvante) e o Bafta de 1979, nas categorias de melhor filme, atriz, roteiro e fotografia.



 

Clube do Livro - "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago

No sábado seguinte, 20 de abril, às 16h, o Clube do Livro, comandado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, discutirá a obra "Ensaio sobre a Cegueira", do renomado escritor português José Saramago. O encontro será realizado de forma on-line, por meio da plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/89228857271), e é aberto ao público interessado em debater e compartilhar suas impressões sobre a obra.



 

"Ensaio sobre a Cegueira” foi publicado em 1995 e traduzido em diversas línguas pelo mundo. O livro conta a história da epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade, causando um grande colapso na vida das pessoas e abalando as estruturas sociais. Esse é um dos livros mais famosos e renomados do autor, junto com “Memorial do Convento” e “O Evangelho segundo Jesus Cristo”, além de ter sido um dos principais motivos para a escolha de José Saramago para o prêmio Nobel de Literatura em 1998.



 

Sarau Odilon - "Criando sua própria poesia"

Encerrando a programação do mês, no dia 27 de abril (sábado), às 19h, acontecerá o Sarau Odilon, com o tema "Criando sua própria poesia". O evento, que homenageia Odilon Ramos de Oliveira, dentista e professor universitário que deixou um legado de resistência, contará com a presença do multifacetado artista Akins Kinte (poeta, contista, músico, roteirista, diretor e educador) – criador do Sarau do Kintal, em São Paulo, em 2013. “Preparamos um grande recital poético autoral”, adianta a curadora do Sarau Odilon, Maria Helena Ramos de Oliveira, filha de Odilon Ramos de Oliveira. Segundo ela, o tema escolhido para o encontro de abril foi inspirado na vida das pessoas: desde seu nascimento até a vida adulta. “Nossas fases de desenvolvimento de bebê, criança, adolescência, adulto e a velhice – tudo isso é pura poesia. Só gratidão nesta existência e coloco tudo em prosa e rima a poesia da vida”.

A sessão será realizada no Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36, no Quintino Facci II). A entrada é gratuita e aberta ao público.

 


 

SERVIÇO

Sarau
Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento
Data e horário: 03 de abril, quarta-feira, 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito



 

Cine Fórum
Exibição do filme “Julia” (1977)
Data e horário: 14 de abril, sábado, 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito



 

Clube do Livro
Debate sobre a obra “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago
Data e horário: 20 de abril, sábado, 16h
Encontro on-line: plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/89228857271)
Aberto e gratuito



 

Sarau Odilon | "Criando sua própria poesia"
Com Akins Kinte
Data e horário: 27 de abril, sábado, 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II  (Rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: