Confira a programação do último dia da Feira do Livro de Ribeirão Preto

Confira a programação do último dia da Feira do Livro de Ribeirão Preto

Feira se encerra neste domingo, 29, com físico Marcelo Gleiser e show de Hélio Flanders

A 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto termina neste domingo, 28, com um salão de ideias com o físico Marcelo Gleiser e o show de encerramento com Hélio Flanders & As Folhas da Relva,  A programação também conta com debates literários, exibição de documentário e lançamento de livro infantil.

Neste ano, todos os eventos da Feira terão plateia 100% virtual, por conta da pandemia do coronavírus. As atividades podem ser assistidas pelo canal do Youtube da Feira, pelo Instagram ou Facebook.

13h às 14h30

Mesa de debate: Distopias na literatura com Daniel Lemeira e Aline Valek

O historiador Daniel Lameira coordena as editoras Aleph e Antofágica, das quais é co-fundador. Possui sólido conhecimento sobre como lidar com o livro em diferentes aspectos, como atingir o leitor e como levar o livro para não leitores. É consultor para marcas como TAG, Boutique Filmes e editora Contexto. Autora de dois romances, de várias publicações independentes e da
newsletter Uma Palavra, Aline Valek ainda conta histórias no podcast Bobagens Imperdíveis. Coleciona experiências como redatora publicitária, redatora de conteúdo, colunista, criadora de fanzines e editora.

14h30 às 16h15

Documentário "Slam: a voz do levante"

Documentário brasileiro sobre o surgimento e crescimento do poetry slam no Brasil, campeonatos performáticos de poesia falada criados há mais de 30 anos em Chicago (EUA)
e que, desde 2008 tem se fortalecido por aqui. A produção contagia com a expressividade e o poder de comunicação das poetry slams, com a condução especialíssima da poeta e MC Roberta Estrela D’alva, precursora do movimento no Brasil, finalista na Copa do Mundo de Poesia de Slam, em 2011, e campeã brasileira em 2016. Junto com Tatiana Lohmann, a slammer Estrela D’Alva também assina o roteiro e a direção do filme.

16h30 às 17h30

Salão de ideias: a utopia é uma verdade? Com Marcelo Gleiser

Físico de renome internacional, astrônomo, escritor, professor e roteirista, Marcelo Gleiser é um cientista de interesses múltiplos, com paixão especial pela literatura. Autor de 14 livros - traduzidos para 15 línguas - é vencedor de três prêmios Jabuti. Escritor também de ensaios e artigos, foi presença na coluna científica do jornal Folha de São Paulo por 20 anos, além de publicações semelhantes no exterior. Membro da Academia Brasileira de Filosofia, é membro da Sociedade Americana de Física, da qual é ex-conselheiro geral, e é pesquisador e professor da Faculdade de Dartmouth (EUA). Em 2019, tornou-se o primeiro latino-americano contemplado com o prêmio Templeton, informalmente definido como o Nobel da Espiritualidade.

17h30 às 17h50

Lançamento do livro: "Quando as flautas descem a montanha" de Miriam Guedes

Nesta segunda obra infantil, a autora convida o leitor a um passeio por histórias de duas tribos africanas, envolvendo uma avó, um avô, um neto e um segredo. A jornada que a criança protagonista empenha guarda um ensinamento valioso: a importância do retorno às raízes e do encontro de um caminho de paz. Professora de alfabetização por 20 anos, Miriam Guedes se encontrou e se encantou pela literatura infantojuvenil quando precisou trocar a sala de aula por uma biblioteca, em função de um problema de saúde que a fez perder a
voz. Além deste título, ela também é autora de vários contos e de um livro de poemas em prosa para adultos.

18h às 19h

Show de encerramento: Hélio Flanders & As Folhas da Relva

Nacional e internacionalmente conhecido por seu trabalho como vocalista da banda cuiabana Vanguart, Hélio Flanders é cantor, compositor, multi-instrumentista, tradutor e escritor. A estreia na literatura foi com “Manual para sonhar de olhos abertos”, lançado em 2019, resultado de sua viagem de auto-exílio à Bolívia. Neste show que marca o encerramento da FIL 2021, o artista coloca novamente sua veia literária em cena, com a produção que homenageia o bicentenário de Walt Whitman, poeta norte-americano considerado pai do verso livre e poeta da democracia. A apresentação mescla os versos do poeta às canções do disco “Uma Temporada Fora de Mim” (2015), primeiro trabalho solo de Flanders.

Leia mais:

"Ninguém imaginaria que a gente mergulharia nesse abismo tão rápido", diz diretor de Bacurau sobre situação do Brasil
 


Foto: Divulgação - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Compartilhar: