Conselho de Política Cultural convoca eleição de novos conselheiros

Conselho de Política Cultural convoca eleição de novos conselheiros

A indicação de representantes da Sociedade Civil Eletiva e Organizada é para a composição dos conselheiros que farão parte do biênio 2023/2024

A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, por meio da Comissão Especial Eleitoral do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Ribeirão Preto, informa que estão abertas as inscrições para indicação de representantes da Sociedade Civil Eletiva e Organizada para composição dos conselheiros que farão parte do biênio 2023/2024, além dos eleitores que se credenciarem para ter direito a voto. É possível inscrever-se até o dia 31 de janeiro, com eleição no dia 11 de fevereiro.

 

As cadeiras que estarão em disputa eleitoral da Sociedade Civil Eletiva, composta por titular e suplente, são: Artesanato; Artes Visuais; Cinema e Vídeo; Dança; Literatura; Música; Teatro; Culturas de Matriz Africana; Culturas tradicionais; Diversidade Sexual; Hip-Hop; e Patrimônio Cultural, com o preenchimento do formulário de inscrição.

 

Já para a indicação dos representantes da Sociedade Civil Organizada, as inscrições são para representante das instituições que atuam no município, que tenham como fim a ação cultural; representante dos movimentos coletivos culturais; e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 12ª Subseção de Ribeirão Preto, com o preenchimento do formulário de inscrição.

 

Todo cidadão ribeirão-pretano pode votar na escolha das chapas que irão compor o CMPC. O colégio eleitoral será formado por pessoas, maiores de idade, residentes no município, previamente credenciadas.

 

Toda orientação sobre o processo, bem como a documentação necessária para participar da eleição, está disponível no site da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

 

Conselho

O CMPC é um órgão colegiado permanente de caráter deliberativo e consultivo, paritário entre o poder público e a sociedade civil. Composto por cadeiras eletivas e não eletivas da sociedade civil e cadeiras do poder público, de conformação tripartite.

 

Desta forma, é composto por representantes indicados pelo poder público, representantes indicados pela sociedade civil organizada e representantes eleitos pela sociedade civil. As reuniões do Conselho são públicas, devendo o regimento interno detalhar seu funcionamento.

 

Cronograma:

Inscrição de chapas: 18 de janeiro a 31 de janeiro

Credenciamento de Eleitores: 18 de janeiro a 31 de janeiro

Divulgação das Chapas e Eleitores aptos a concorrer: 6 de janeiro

Prazo para recurso: 7 a 9 de fevereiro

Divulgação das chapas habilitadas: 9 de fevereiro

Eleição:11 de fevereiro de 2023

 


Foto: Guilherme Sircili

Compartilhar: