Contador de causos se apresenta em Ribeirão nesta sexta, 20
Artista conta causos e interpreta canções no Theatro Pedro II

Contador de causos se apresenta em Ribeirão nesta sexta, 20

Evento faz parte do projeto Gente da Terra; Mais de 100 crianças e jovens, irão interpretar canções da cultura popular

Conhecido por seus contos e causos, Rolando Boldrin participa do projeto Gente da Terra, que acontece nesta sexta-feira, 20, às 20h, no Theatro Pedro II. No evento, o artista de São Joaquim da Barra (SP) pretende contar histórias curiosas, além de interpretar canções populares.

Defensor contundente da música brasileira, prestes a completar 80 anos, o ator, apresentador, músico e contador de causos, também é um divulgador da música, da literatura, do cinema e do teatro.

Reunir gerações ainda será uma das propostas da iniciativa, que, ao início do espetáculo com Boldrin, trará o coral dos programas sociais ‘Jovens de Ouro e Cidadãos de Ouro’, realizados pela Ourofino, para homenagear o artista em meia hora de apresentação.

Confira a entrevista do artista, que atualmente é apresentador do programa Sr. Brasil, transmitido pela TV Cultura, concedida ao Portal Revide.

Portal Revide: Sua carreira começou bem cedo, ainda criança, quando cantava com seu irmão, em São Joaquim da Barra. Conte um pouco de suas lembranças daquela época.

Rolando Boldrin: Nos anos 50 e 60, em São Joaquim, ouvia os sucessos das músicas brasileiras nos alto-falantes em quermesses e jardins, frequentava muitos circos, teatros, além de parquinhos de diversões mambembe. Tudo isso me fascinava. Queria ser artista. Era a meta, o sonho. Então comecei, amadoristicamente, na Rádio de S. Joaquim nos anos 50, com uma duplinha caipira - eu e meu irmão.


Portal Revide: Como e quando começou a sua carreira artística?

Rolando Boldrin: Profissionalmente, em 1958, na extinta TV e Rádio Tupi SP. Fui rádio-ator e figurante de programas de TV. Na época, eram meus colegas, hoje, os eternos amigos: Chico de Assis (dramaturgo), Plínio Marcos (dramaturgo), Walter Negrão (autor de novelas da Globo) e Fúlvio Stefanini (ator).


Portal Revide: Em seu programa Sr. Brasil, são apresentados artistas de todos os cantos do país, e entre as apresentações estão seus causos e contos. Como é a experiência de fazer um programa diferente, por ser mais próximo ao público?

Rolando Boldrin: O programa é a mistura de todo o meu conhecimento de cultura popular, que envolve: música, literatura, cinema e teatro.


Portal Revide: Como é participar de um evento como este que irá promover a cultura musical e a responsabilidade social?

Rolando Boldrin: Muito positivo. Será um espetáculo divertido e terá pouco mais de uma hora de duração. Pelo projeto Gente da Terra, essa será a minha segunda apresentação.


Portal Revide: Em relação às canções populares, o que você diria sobre a valorização delas?

Rolando Boldrin: Falta a conscientização popular de que a cultura da nossa terra, como literatura, música,etc., é a mais criativa e rica do mundo. Só isso.


Portal Revide: No atual momento, o presidente interino, Michel Temer, fez a extinção de algumas pastas, como o Ministério da Cultura  que passou a se unir ao de Educação. Qual a sua opinião em relação ao MinC?

Rolando Boldrin: Para este momento de "arrumação-de-casa" em Brasília, dá pra lembrar e "enfatizar" uma frase marcante, e que gosto muito, do saudoso dramaturgo Plínio marcos: "Um povo que não ama e não preserva suas formas de expressão mais autênticas, jamais será um povo livre”.

Serviço
Gente da Terra – com Rolando Boldrin
Quando:
 sexta-feira, 20 de maio, às 20h
Onde: Theatro Pedro II
Quanto: Um quilo de alimento não perecível (a troca pelo ingresso deve ser feita na bilheteria do teatro)


Foto: Divulgação 

Compartilhar: