Cultura e História: alunos de escolas públicas do Brasil vão a Portugal em Projeto Educacional

Cultura e História: alunos de escolas públicas do Brasil vão a Portugal em Projeto Educacional

“Era uma Vez... Brasil” se dedica conectar estudantes brasileiros à história luso-brasileira

Um grupo de 124 alunos e professores de escolas públicas de Pernambuco, Bahia, Paraná e São Paulo se prepara para uma experiência transformadora: uma viagem de dez dias a Portugal. A iniciativa, que acontece entre 14 e 25 de novembro, faz parte do projeto “Era uma Vez... Brasil”, com o objetivo de promover uma imersão cultural e histórica entre as novas gerações de brasileiros. A viagem inclui visitas a importantes monumentos e espaços históricos, como os palácios de Mafra e Queluz, onde a família real portuguesa viveu antes de vir para o Brasil, além da Biblioteca Nacional e da Torre de Tombo.

 

Desde 2011, o projeto “Era uma Vez... Brasil” se dedica a conectar estudantes brasileiros à história luso-brasileira. Dividido em quatro fases, o programa iniciou suas atividades deste ano em janeiro, com a criação de histórias em quadrinhos sobre a Independência do Brasil, sob o tema “Mais que o Ipiranga: a independência de outros ‘Brasis’”. Os melhores trabalhos foram reunidos em um livro distribuído em escolas e bibliotecas do Brasil e Portugal.

 

Em julho, os alunos participaram de um campus de vivências culturais, onde exploraram as influências afro-brasileiras e indígenas na cultura nacional e participaram de oficinas de produção audiovisual, criando curtas-metragens. “Estou feliz e muito empolgada com tudo o que já vivi nesse projeto e por tudo o que está por vir”, comenta Maria Heloísa, de 14 anos, estudante da escola Professora Fanny Altafim Maciel, em Macatuba (SP). Para Yasmin Cristina da Silva, também de 14 anos e aluna do Centro Educacional Orígenes Lessa, em Lençóis Paulista (SP), o projeto já superou suas expectativas: “Espero encontrar em Portugal culturas, lugares e paisagens diferentes. Nunca saí do país e estou extremamente agradecida por essa oportunidade”.

 

Professores que acompanham os estudantes também compartilham da empolgação dos jovens. Para a professora Ana Carolina Sampaio Villela, da EMEF Antonio Palocci, em Ribeirão Preto (SP), o intercâmbio representa uma oportunidade de aprendizado mútuo e troca de experiências pedagógicas com educadores portugueses. “É gratificante ver os alunos criando materiais como as histórias em quadrinhos e refletindo sobre a História de maneira crítica”, afirma. Adrieli Rodrigues Ferrari, professora da escola Virgílio Capoani, de Lençóis Paulista (SP), ressalta a importância do projeto para despertar nos alunos reflexões sobre identidade e etnia.

 

Após a viagem a Portugal, os alunos retornarão às suas comunidades para desenvolver ações culturais e educativas que compartilhem os aprendizados adquiridos. “Todo o processo tem sido uma ferramenta de transformação, envolvendo a comunidade escolar e aumentando a autoestima dos jovens, que percebem que podem transformar a realidade por meio de suas ações”, declara Guilherme Ramos Parreira, coordenador do projeto.

 

O projeto “Era uma Vez... Brasil” é organizado pela Origem Produções, com patrocínio de empresas como Hiperideal, Grupo Moura, Jacobina Mineração, e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A coordenadora de Comunicação da Zilor, Ana Rita Camargo Cocito, reforça o valor cultural e educacional da iniciativa: “Além de conectar os estudantes às suas origens, as atividades geram reflexões transformadoras, ajudando-os a entender o presente e a pensar na construção de um futuro melhor”.

 

O intercâmbio entre estudantes e professores reafirma o compromisso do projeto em fortalecer a relação histórica e cultural entre Brasil e Portugal, proporcionando uma experiência de aprendizado que ultrapassa as fronteiras e amplia as perspectivas dos participantes sobre o mundo e sobre si mesmos.


Divulgação

Compartilhar: