Cultura promove pré-conferência setorial nesta terça-feira
Encontro é virtual e gratuito e irá discutir políticas culturais para a cidade

Cultura promove pré-conferência setorial nesta terça-feira

objetivo é retomar as discussões para diretrizes das políticas públicas municipais no pós-pandemia

Nesta terça-feira, dia 17 de outubro, a Secretaria da Cultura e Turismo realiza mais uma pré-conferência setorial on-line, das 19h às 21h, para discutir propostas para serem levadas à plenária da 3ª Conferência Municipal de Cultura. Para participar, basta acessar o link: bit.ly/conferenciaribeirao.

 

A conferência aborda o tema “Democracia e Direito à Cultura” e atende à Portaria do Ministério da Cultura de nº 45, de 14 de julho de 2023, que convoca a Conferência Nacional e estabelece diretrizes para as etapas municipal e estadual.

 

O evento marca a retomada das discussões nos pós pandemia para elaboração das diretrizes das políticas culturais de Ribeirão Preto e também contribui para as etapas estadual e federal.  O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, ressalta a importância da participação dos agentes culturais neste processo. “É de extrema importância que nosso município esteja alinhado às políticas culturais das esferas estaduais e federal. Para isso, nossos fazedores de cultura, precisam estar engajados na elaboração das propostas que irão nortear a gestão cultural para os próximos anos”, disse ele.

 

Após a pré-conferência on-line, serão realizadas também, pré-conferências territoriais presenciais nos dias 23 de outubro, no Centro Cultural Orunmilà, e dia 24 de outubro, com local a definir.

 

 A 3ª Conferência Municipal de Cultura acontece nos dias 27 e 28 de outubro e é etapa obrigatória para eleição de delegados que irão representar o município na conferência estadual, que deve acontecer até 8 de dezembro, e na conferência nacional, que irá acontecer entre 4 e 8 de março de 2024, em Brasília. 

 

Ribeirão Preto trabalhará sob os eixos: 1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2. Democratização do acesso à cultura e Participação Social; 3. Identidade, Patrimônio e Memória; 4. Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; 6. Direito às Artes e Linguagens Digitais.

 

A 3ª Conferência Municipal da Cultura de Ribeirão Preto é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, por meio de sua Comissão Gestora e da empresa Oito Cultural, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais. A programação completa e demais informações estão disponíveis no site da Secretaria.

 

Serviço

Pré-conferências setoriais (on-line)

16/10 – Sala 1 - Artes e Patrimônio

Link: https://bit.ly/conferenciaribeirao


Divulgação

Compartilhar: