Depois de quatro anos de espera, aquário é inaugurado

Depois de quatro anos de espera, aquário é inaugurado

Bosque Fábio Barreto inaugura projeto quase esquecido aos cidadãos do munícipio

Após quatro anos de obras e de espera por parte dos moradores de Ribeirão Preto, a prefeita Dárcy Vera (PSD), ao lado de alguns representantes da Câmara Municipal, inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 16, o aquário do Bosque Municipal Fábio Barreto.

Milhares de pessoas são aguardadas para conhecer a nova atração municipal. Peixes de todo país foram expostos entre os aquários. Com ambientação característica, o público poderá conferir de perto animais retirados da Bacia do Rio da Prata, que estão em um tanque feito de alvenaria, peixes vindo do Tocantins, diretamente da Bacia Araguaia, peixes carnívoros de rios brasileiros, peixes ornamentais como os acarás amazônicos e outras atrações. Serão mais de 200 mil litros de água utilizados em todo processo.

Doador de peixes para o local, o secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo, disse que foi a união de todas as secretarias que proporcionou o término das obras. “Este projeto foi feito na raça e na dedicação. O fato é o seguinte: nós que estamos envolvidos com o projeto temos de nos juntar com os outros órgãos legais e não podemos expor os peixes sem documento, depois de finalizado é mais um ano apenas para preparar os ambientes. O importante é termos um aquário na cidade disponível para a população. Para que não haja desperdício, toda água é reciclada e refiltrada”, explicou.

Já o vereador Cícero Gomes disse que o bosque hoje é uma belíssima floresta dentro de Ribeirão Preto. “É nossa tarefa transformar a cidade em um lugar público para o morador ribeirãopretano”, afirmou.

Classificado pela prefeita como o maior aquário de água doce do Brasil, serão 56 espécies diferentes de peixes e nove tanques separados. Cada reservatório com a temperatura ideal para adequar cada peixe. “Temos peixes do pantanal com a temperatura de seu habitat natural. A sucuri da Amazônia está em um tanque que equivale aos rios da Amazônia. A estrutura possui 19 bombas para filtrar a água, remoendo as matérias orgânicas e acertando o PH. Nós funcionamos como uma máquina, quando um faz os outros funcionam”, afirmou.

A prefeita ainda comentou que vai ser mais um ponto atrativo do bosque, já que o urso Renan é o mais procurado pelas pessoas. “Foi uma obra muito difícil, foram muito obstáculos que surgiram durante os quatro anos, mas hoje eu estou muito feliz. A realidade é que não depende só da gente, existe o Ibama por trás de nós, além de ser uma responsabilidade muito grande, manter os peixes vivos na viagem”, contou.

A manutenção do aquário será administrada pela Secretaria do Meio Ambiente e uma equipe contratada especializada no ramo. A entrada é franca.

As obras dos reservatórios se iniciaram em 2011 e estavam previstas para até 11 meses. Entretanto, houve quatro adiamentos: em 2012, abril de 2013, dezembro de 2014 e julho de 2015. Mais de R$ 1 milhão foi gasto durante a construção.

Fotos: Divulgação

Compartilhar: