Desfile do Afoxé Omó Orùnmilá acontece neste sábado, 10

Desfile do Afoxé Omó Orùnmilá acontece neste sábado, 10

Tradicional atração é aberta ao público com entrada gratuita no Centro Cultural Orùnmilá

O Carnaval de Ribeirão se prepara para receber o afoxé, elemento de grande relevância para a riqueza cultural ancestral, que contribui para conferir identidade à festividade carnavalesca ribeirão-pretana. O tradicional Desfile do Afoxè Omó Orùnmilá, acontece de forma autônoma e independente, no próximo sábado dia 10 de fevereiro no Centro Cultural Orùnmilá, a partir das 20h.

 

Em 2024 o Afoxé Omó Orùnmilá completa 29 anos de existência, fundado principalmente por ser um instrumento de luta, um instrumento cultural de participação política, de comunicação. Afoxé é uma síntese da cultura e da luta do povo negro pois traz em seu próprio significado o sentido de luta, de confronto. É, em uma tradução contextualizada na cultura do povo yorubá, “o verbo que faz acontecer, a palavra que anda e atua”.

 

Como tradição, de forma totalmente autônoma e independente, pelo 29° ano, o Afoxè Omó Orùnmilá, fará a abertura dos desfiles do Carnaval de rua de Ribeirão Preto. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. O Afoxé, a cada ano homenageia e saúda um orixá do panteão africano de origem Yorubá.  Este ano virá saudando o orixá Esu, aquele que vem à frente de tudo, que está em todos os lugares. Aquele que é o próprio movimento. É o Senhor dos caminhos, da virilidade, dos sentidos, da força de viver. O transportador de oferendas.

 

Sobre o Centro Cultural Orùnmilá

Fundado em março de 1994, em Ribeirão Preto, no bairro do Tanquinho, o Centro Cultural Orùnmilá é uma entidade sem fins econômicos que tem como função primordial a elevação da condição humana mediante a promoção da cidadania, da busca dos elementos da identidade sociocultural, da reconquista da dignidade e da autoestima particularmente da população negra. Para desenvolver o seu trabalho, a entidade assenta sua fundamentação teórica e filosófica unindo as mais avançadas e progressistas posturas teórico pedagógicas com a tradição milenar da cultura yorubana. Umas das manifestações culturais que mais de destaca é o Afoxé Omó Orùnmilá, que faz a abertura do Carnaval de Rua de Ribeirão Preto desde 1996.

 

 

Serviço:

29º Desfile do Afoxè Omó Orùnmilá

Quando: sábado, às 20h

Onde: Centro Cultural Orùnmilá -  Avenida Maestro Herve Cordovil, Marincek.

Quanto: Evento aberto ao público e gratuito


Foto: divulgação

Compartilhar: