Dia da Secretária: a corrida rotina das profissionais

Dia da Secretária: a corrida rotina das profissionais

Em comemoração à data, Portal Revide conversou com secretárias sobre o cotidiano atarefado

Nesta quarta-feira, 30, é comemorado o Dia da Secretaria. Para homenagear e celebrar a data o Portal Revide conversou com duas secretárias para saber como é o dia-a-dia das profissionais da área.  

Para quem acha que a vida dessas mulheres é fácil, se engana: elas administram a vida e toda a rotina do escritório em que trabalham. A secretária do Grupo Maubisa, Claudia Regina Leonel Laghi, 48 anos, divide seu tempo entre seus afazeres de casa, descanso e seu trabalho na empresa.

“Meu dia começa cedo. Às 6h15 acordo meu filho para ir para a escola e depois da saída dele ainda tenho um tempinho para descansar e ver algumas coisas em casa”, afirma.

Claudia conta que seu dia nos escritório começa pela manhã. “Cedo, verifico todos os e-mails, leio os jornais, checo a agenda do dia e pendências do dia anterior e depois envio para meu chefe, o que gera a maior parte do trabalho diário. A rotina só vale para as primeiras horas do dia, porque depois é tudo bem diferente e corrido, pois depende muito das reuniões, compromissos, viagens, etc.”, comenta Claudia.

Duas vezes por semana, a secretária faz aulas de inglês na própria empresa, o que ela afirma facilitar muito na questão do tempo. O almoço de Claudia é junto de sua família, que apesar de ser rápido, é uma rotina que ela faz questão de manter.

Seu dia no escritório termina entre 18h30 e 19h e, para não perder o pique, a secretária vai direto pra academia. “Versatilidade e capacidade para lidar com várias tarefas ao mesmo tempo são imprescindíveis para conseguir fazer tudo num dia só”, conclu.

Evelin Oliveira de Almeida, 23, trabalha há um ano como secretária em uma clínica especializada em mastologia (Mama Center). De acordo com ela, na clínica trabalham cinco médicos e suas tarefas inclui organizar a agenda de todos eles.

“Chego ao trabalho todo dia às 7h30 e fico ate as 16h30. Minha rotina é simples, mas prazerosa. Confirmo a agenda do dia, recepciono, agendo consultas, marco cirurgias, mantenho a recepção organizada deixando um ambiente agradável para todos que chegam”, afirma Evelin.

A secretária comenta que a clínica recebe várias pacientes que são diagnosticadas com câncer de mama. “É triste, mas tentamos passar segurança”.

Evelin conclui que “é muito gratificante ver uma paciente saindo de uma consulta chorando e depois com tratamento e cirurgia as ver sorrindo, acho que não tem coisa melhor e são nessas pequenas coisas que posso falar: amo o que eu faço”.

A secretária aproveita para lembra que vamos entrar no Outubro Rosa, e que gostaria de conscientizar todas as mulheres para fazer a prevenção contra o câncer de mama.

Revide On-line
Gabriela Maulim
Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhar: