Documentário sobre mulheres de Ribeirão Preto estreia nesta sexta, 15
Filme retrata a vida e luta das mulheres ribeirãopretanas

Documentário sobre mulheres de Ribeirão Preto estreia nesta sexta, 15

Filme será exibido gratuitamente no Centro Cultural Cerâmica São Luiz

Um trio de ribeirãopretanas - Renata Prado, Raiza Ferreira e Milena Maganin - estreia, nesta sexta-feira, 15, um documentário que traz para a tela histórias de mulheres militantes de Ribeirão Preto, como a da enfermeira e uma das líderes das Forças Armadas de Libertação Nacional, Áurea Moretti, que foi perseguida e torturada durante a ditadura militar.

Produzido durante o encontro de artes “Mulheres Rio Acima”, realizado em maio pelo coletivo, o filme também mostra a cobertura do evento, que tem como objetivo reunir e divulgar a arte feminista da cidade, com imagens das apresentações e entrevistas com as artistas e organizadoras do encontro.

Além disso, o documentário também terá a participação de outras figuras importantes do ativismo feminino da região, como Dilma Bicalho, outra militante da época da ditadura, Sílvia Diogo, da ONG Casa da Mulher e Regina Brito, da ONG Vitória Régia.

"O objetivo do filme é mostrar a importância de se reunir, registrar, dar nome e voz a essas lutas, uma vez que a autoria e as conquistas das protagonistas femininas são normalmente omitidas da nossa história", dizem as produtoras.

Para a fotógrafa e uma das produtoras do filme Renata Prado, as mulheres registradas são parte da história da cidade. "Conseguir registrar as falas dessas mulheres é garantir que suas histórias existem", ela diz. Já para a videomaker e também produtora do documentário, Raiza Ferreira, a experiência de conhecer essas mulheres mudou a percepção dos acontecimentos cotidianos. "Estar com essas mulheres tão fortes e ouvi-las contar suas memórias, com toda certeza, foi algo que me transformou e acendeu muitas 'luzinhas' para a mulher que estou me tornando. Foi inspirador", ela diz.

Milena Maganin, produtora e cineasta, diz que a participação na produção do documentário foi muito importante para ela. "Ter a oportunidade de participar do festival, conhecer, ouvir e compartilhar um pouco das histórias desses ícones foi enriquecedor e inspirador", ela comenta.

Serviço
Exibição do documentário “Mulheres Rio Acima”
Quando:
sexta feira, 15, às 20h
Onde: Centro Cultural Cerâmica São Luiz - Rua Municipal, 32, dentro do estacionamento do Carrefour da Vianorte
Quanto: Gratuito


Foto: Divulgação

Compartilhar: