Em homenagem aos seus 52 anos, Museu Casa de Portinari lança e-book

Em homenagem aos seus 52 anos, Museu Casa de Portinari lança e-book

Obra que conta a trajetória da casa da família Portinari transformada em museu, está disponível para download gratuito

Em comemoração aos seus 52 anos, Museu Casa de Portinari lançou um e-book com download gratuito. A obra “Casa de Portinari”, da museóloga Angélica Fabbri, evidencia a importância do vínculo da vida e obra de Candido Portinari com sua terra natal, a cidade de Brodowski.

A instituição destaca que a publicação conta toda a trajetória da casa em que Candido Portinari cresceu e passou parte de sua adolescência, mostrando todo o contexto histórico do próprio artista e de sua família, que foi marcada pelas lavouras de café.

No ano de 1970, a casa foi oficialmente reconhecida como um museu, teve sua inauguração em 14 de março do mesmo ano, e hoje realiza um grande trabalho de pesquisa e ações educativas e culturais, contribuindo ao máximo com a aproximação da arte e do público.

"A casa museu, um patrimônio a ser reverenciado, guarda algumas singularidades importantes. O pintor, pelos fortes laços com a origem, com a família e com a terra natal, escolheu a casa de Brodowski, onde se descobriu artista e de onde partiu em busca da carreira, para estar sempre que possível, para voltar às origens e ali perpetuar, em suas paredes, a sua arte. O ponto de partida era o ponto de chegada, em sucessivos retornos. Sua casa de Brodowski era o espaço dos afetos, mas também da criação, de muito trabalho. Uma casa ateliê, onde Portinari realizou centenas de obras em suas longas e regulares estadas na terra natal. Uma casa para acolher amigos e transbordar inspiração, para fazer arte", diz Angélica. 

Mais informações sobre a programação cultural, as ações educativas e o tour virtual do Museu Casa de Portinari, podem ser obtidas por meio das mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) ou o site www.museucasadeportinari.org.br.

Para visitação no museu, é preciso apresentar o comprovante do Passaporte de Vacinação Completa. A Casa de Portinari fica localizada no centro de Brodowski, e está aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.

Serviço

Local: Museu Casa de Portinari - Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro, Brodowski (SP)

Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 18h

Entrada: Gratuita, com apresentação do Passaporte de Vacinação Completa

 


Foto: Divulgação Museu Casa de Portinari

Compartilhar: