Encontro reúne colecionadores em Ribeirão Preto

Encontro reúne colecionadores em Ribeirão Preto

Evento acontece de sexta até domingo, no hotel Dan Inn, com entrada gratuita

O objeto do desejo pode variar: desde pequenas caixinhas de fósforos, distribuídas como brindes, até caríssimos relógios de luxo. A paixão, porém, é a mesma, capaz de levar colecionadores a cometerem loucuras e não pouparem esforços em busca “daquela peça especial” para seus acervos.


Muitos deles são esperados em Ribeirão Preto a partir desta sexta-feira, dia 15/03, para mais uma edição do Encontro de Filatelia e Numismática, que acontece desde 2010 e tradicionalmente reúne milhares de apaixonados por selos, moedas, cédulas, cartões postais, figurinhas, miniaturas, chaveiros, camisas de futebol e tudo mais o que puder ser colecionado...
Neste ano, o evento, que faz parte do calendário oficial de eventos de Ribeirão Preto, acontece no hotel Dan Inn (Rua Luiz da Cunha, 404 – Vila Tibério), com entrada gratuita. Nos dois primeiros dias o horário vai das 8 às 18 horas. No encerramento, no domingo, o fechamento acontece às 14 horas.


Além do espaço para compra, troca, venda e avaliação de itens colecionáveis, o Encontro será marcado pela apresentação de três selos postais personalizados, em homenagem à Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, ao Faixa Branca Clube do Carro Antigo e outro comemorativo aos 100 anos da inauguração do antigo estádio Luiz Pereira. 
Uma cédula fantasia, retratando esses três temas também será lançada no evento. Nela estará estampado o rosto do conhecido colecionador Omar Nahas, falecido em 2021 e considerado um dos grandes incentivadores da filatelia e da numismática na cidade.

 

Evento acontece desde 2010


O primeiro Encontro Filatélico de Ribeirão Preto foi realizado em 2010, durante a Expofinter - Exposição Filatélica do Interior de São Paulo. "Foi o início de tudo, bem modesto. Naquela oportunidade só tivermos colecionadores de selos", conta o jornalista Marcio Javaroni, organizador do evento. 


A numismática só ganhou espaço em 2014, na quinta edição do evento, que passou a se chamar Encontro Filatélico e Numismático de Ribeirão Preto. "Hoje, além de selos, moedas e cédulas, temos colecionadores de postais, miniaturas, cartões telefônicos, antiguidades e figurinhas, entre outros. É um grande encontro do colecionismo", completa. 

 

Catálogo de selos e bate-papo sobre coleções


Entre as atrações do Encontro Filatélico e Numismático, que tem entrada gratuita e vai acontecer em um espaço com mais de 300 metros quadrados no Hotel Dan Inn, na Vila Tibério, estão o lançamento nacional da mais nova edição do Catálogo de Selos RHM, único do gênero a classificar os selos brasileiros, referência na filatelia mundial.


Serão lançados durante o evento quatro selo personalizado e uma cédula comemorativa, além de rodas de bate-papo sobre o colecionismo de moedas, cédulas e medalhas, ministrada pelo presidente da Sociedade Numismática Brasileira Gilberto Tenor.

 

Quer avaliar uma moeda, selo ou outro item? O Encontro é o lugar!


A cena é comum: de repente você encontra uma moeda perdida numa gaveta, presente do avô. A dúvida é inevitável para que não conhece: será que ela vale algo? A resposta para a pergunta pode estar no Encontro Filatélico e Numismático de Ribeirão Preto.


"É muito comum as pessoas encontrarem algum item antigo e terem essa curiosidade. Até mesmo moedas em circulação, como algumas de R$ 1, podem ter um valor acima do facil", explica Marcio Javaroni. "Como teremos colecionadores e comerciantes durante o Encontro, eles podem tirar essas e outras dúvidas, além de orientar quem queira se iniciar no mundo do colecionismo", completa o organizador.

 

SERVIÇO
Encontro Filatélico e Numismático de Ribeirão Preto
Datas
: 15, 16 e 17/03 (sexta, sábado e domingo)
Horário: 8h às 18h (sexta e sábado) – 8h às 14h (domingo)
Local: Hotel Dan Inn - Rua Luiz da Cunha, 404 – Vila Tibério
Informações: [email protected] | 16-99208.4448 (whats) | 16-98176.4000
Entrada Grátis


Foto: Divulgação

Compartilhar: