Escritor e roteirista R. F. Lucchetti precisa de ajuda

Escritor e roteirista R. F. Lucchetti precisa de ajuda

Internado na UTI do Hospital São Lucas Ribeirania com quadro de pneumonia, ficcionista tem contado com doações via PIX para arcar com contas de saúde

Considerado o “papa da pulp fiction” no Brasil, o escritor, roteirista de filmes e desenhista Rubens Francisco Lucchetti precisa de ajuda. Aos 94 anos de idade, o ficcionista aclamado por suas parcerias com o cineasta cult José Mojica Marins – criador do internacionalmente cultuado personagem Zé do Caixão – encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas Ribeirânia há algumas semanas, e tem precisado contar com ajuda financeira para arcar com parte de seu tratamento, pois alguns dos procedimentos médico-hospitalares aos quais tem sido submetido não são cobertos por seu plano de saúde.
 

Nascido em Santa Rita do Passa Quatro, Lucchetti já morou em São Paulo, Rio de Janeiro e viveu por dois longos períodos em Ribeirão Preto (1945-1966 e 1982-1995) antes de se estabelecer em Jardinópolis onde vive até hoje com o filho – a mulher, Teresa Pereira Lima, faleceu em 2011.

 

De acordo com seu filho, o professor universitário e também escritor Marco Aurélio Lucchetti, o pai trata, atualmente, um quadro de pneumonia, mas desde outubro do ano passado tem entrado e saído do hospital por problemas variados de saúde. Entre eles queda de potássio, infecção urinária, um AIT (Acidente Isquêmico Transitório) e um problema em um dos pés.

 

Em uma postagem de 19 de março, em seu perfil no Facebook, o próprio Lucchetti escreveu: “foram quase setenta dias internado no hospital. Agora, já me encontro em casa. O processo de recuperação será bem lento e bastante oneroso, já que o meu plano de saúde não cobre alguns procedimentos médicos-hospitalares”. Ele voltaria a ser internado alguns dias depois com insuficiência respiratória.

 

Foi Marco Aurélio quem lançou, recentemente, nas redes sociais do pai, campanha pedindo doações via PIX (CPF 27987183849), que recebeu apoio de personalidades admiradoras do trabalho do ficcionista. Entre elas está o cineasta Ivan Cardoso, que dirigiu vários filmes de terror e suspense baseados em roteiros de Lucchetti (“O Escorpião Escarlate”, por exemplo). Em um post numa rede social, Ivan escreveu: “Faça como Andréa Beltrão, Carlos Vereza, Nicole Puzi e Nuno Leal Maia. Mande um PIX para Rubens Francisco Lucchetti”.

 

Marco Aurélio diz estar muito grato pela ajuda até o momento, mas diz que as dificuldades continuam, inclusive de cunho logístico, pois é sozinho para cuidar do pai internado em Ribeirão Preto. Filho único, o escritor diz que eles não têm outros familiares vivos.


Foto: divulgação\arquivo Revide

Compartilhar: