Escritora de Ribeirão Preto recebe o Prêmio Jabuti de Livro do Ano
Livro faz uma releitura do poema Ilíada de Homero

Escritora de Ribeirão Preto recebe o Prêmio Jabuti de Livro do Ano

“Eu não esperava ser contemplada pelo Prêmio Jabuti, para mim foi uma surpresa, eu não podia imaginar!”, declara a poeta e atriz, Luiza Romão

O livro “Também guardamos pedras aqui”, da poeta e atriz ribeirãopretana Luiza Romão, recebeu o Prêmio Jabuti de Livro do Ano. A obra faz uma releitura do poema Ilíada, de Homero, e foi publicada pela Editora Nós, em 2021.

 

Segundo a autora, a ideia foi revisitar o clássico pensando algumas questões que aparecem no livro e que permeiam o mundo atualmente. “Eu lembro que na virada de 2016 para 2017, quando eu terminei o livro, fiquei muito horrorizada com a violência desse poema. Ele narra o massacre de um povo durante os dez anos da Guerra de Tróia”, afirma Luiza.

 

A indignação com a tortura presente em Ilíada fez com que a poeta desenvolvesse seu livro. “Eu não acreditava que a literatura ocidental se ergueria a partir deste relato. De certa forma é uma violência que continua até hoje, com tecnologias diferentes de morte, mas que são atualizadas a cada momento”, descreve.

 

Durante a narrativa dos poemas, a escritora visita o clássico homérico, passando pela Grécia antiga, mas também pelo Brasil contemporâneo. Cada poema do livro é para uma personagem da Ilíada.

 

Premiação

A cerimônia de premiação da 64ª edição do Prêmio Jabuti ocorreu na última quinta-feira, 24, no Theatro Municipal de São Paulo. 

 

Para Luiza, apenas estar entre os finalistas foi um presente. “Eu não esperava ser contemplada pelo Prêmio Jabuti, para mim foi uma surpresa, eu não podia imaginar!”, declara a escritora.  

 

Ainda neste ano Luiza publicou o livro “Nadine”, pela Editora Quelônio, e está com um novo projeto pela frente.


Foto: Sérgio Silva

Compartilhar: