Espetáculo Reciclow Circus é destaque na agenda do Teatro Municipal

Espetáculo Reciclow Circus é destaque na agenda do Teatro Municipal

A trupe traz um espetáculo gratuito que oscila entre a poesia e a formação da conscientização ambiental dos estudantes

Nos dias 20 e 21 de março, a Cia Raros Circo e Teatro apresenta o espetáculo Reciclown Circus, no Teatro Municipal, em duas sessões diárias, 9h e 14h. Os espetáculos são abertos, gratuitos e voltados para estudantes – escolas das redes municipal e também de escolas particulares; para ONGs, como Casa das Mangueiras, Alvorada, Íris de Luz e APAE e à comunidade.

 

A apresentação faz parte do circuito da cia no interior do estado de São Paulo, que teve início em novembro do ano passado e já passou por cidades como Brodowski, Jardinópolis, São Simão e Serrana.

 

A temporada inclui mais uma apresentação em Ribeirão Preto, no dia 26 de março, nas dependências da EMEF Professor José Rodini Luiz (Rua José Ignacchitti, 700 no Jardim Zara), 9h e 14h. E o encerramento da temporada será no dia 27, em Sertãozinho na EMEF Angelo Colafemina, 10h e 14h. Ao todo, a turnê fará 33 apresentações.

 

Para essa nova temporada, o grupo inseriu no projeto uma oficina de capacitação para professores, arte-educadores e educadores sociais, onde serão apresentadas diferentes possibilidades de uso de materiais recicláveis no ensino de modalidades como malabarismo e equilibrismo. “Visamos oferecer aos educadores alternativas que podem ser exploradas em sala de aula, visando ampliar o debate e a consciência dos alunos para os problemas de ordem ambiental cada vez mais sérios no mundo”, explica o artista Fábio Brasileiro, coordenador geral da Cia Raros Circo e Teatro. Além disso, para reforçar a mensagem passada pelo espetáculo, o grupo mantém a tradicional roda de conversa após as apresentações.

 

Mensagem ambiental

 

Reciclown Circus é uma comédia que mistura recursos teatrais e circenses, unindo entretenimento e educação. A proposta traz ainda incentivo a reflexões sobre o uso de materiais reutilizáveis e outras questões ambientais. Entram em cena também a importância do trabalho de garis e de catadores de lixo reciclável, sem estigmatizar essas atividades. O objetivo da trupe é valorizar esses profissionais que cumprem papel fundamental para a sociedade e para o meio ambiente. A relação entre o consumo e o meio ambiente também é abordada. “Com humor, poesia e ludicidade, a peça mostra como pequenas ações em nosso cotidiano impactam a vida de todo mundo, especialmente na dimensão socioambiental”, finaliza Brasileiro.

 

O cunho educativo do Reciclown Circus é trabalhado com muita descontração, especialmente no que se refere aos números de malabarismo, equilibrismo, mágica, percha e acrobacias. É a partir destes elementos que os dois personagens em cena tratam de separação, reutilização e reciclagem de materiais, e da urgente necessidade de conscientização popular sobre esses temas.

 

Viabilizado por meio de incentivo fiscal do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo (ProAC) ICMS, o projeto abriu temporada no segundo semestre de 2023 e ao final terá atendido a cerca de 7.500 crianças e adolescentes matriculados em escolas das rede públicas (municipal e estadual) e particular -  em seis municípios da região.  Todas as sessões são gratuitas e realizadas em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura das cidades participantes.

 

O projeto também conta com patrocínio da empresa RTE Rodonaves e com a produção executiva da Origem Produções, empresa responsável por processos de captação de recursos junto a projetos governamentais para a cultura.


Foto: divulgação

Compartilhar: