Esplanada do Theatro Pedro II recebe iluminação azul
A iluminação especial permanecerá na fachada ao longo de todo o mês de novembro

Esplanada do Theatro Pedro II recebe iluminação azul

Ação é em apoio ao Novembro Azul de prevenção do câncer de próstata

Quem passar em frente à Esplanada do Theatro Pedro II neste mês de novembro irá se deparar com a fachada do teatro iluminada de azul. A cor é uma das formas de apoio da Fundação Theatro Pedro II à campanha Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata.

 

“Toda a fundação, principalmente o presidente Nicanor Lopes, sempre se mobiliza e busca apoiar as ações da Secretaria da Saúde, a fim de aumentarmos os impactos das conscientizações e prevenções contra doenças”, explica o diretor administrativo da fundação, Alexandre Betarello.

 

A iluminação foi iniciada no dia 1º de novembro e deverá ficar durante todo o mês, reforçando a campanha de combate ao câncer de próstata e de promoção da saúde  do homem.

 

“Sabemos da importância do Theatro Pedro II para Ribeirão e iluminá-lo, assegurando e reforçando a promoção da saúde, é uma das formas de impactar positivamente a sociedade”, afirma Betarello.

 

A data

 

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.



A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

 

O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.  


Divulgação

Compartilhar: