Estão abertas as inscrições para o 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto
Festival acontece entre os dias 18 de agosto e 6 de setembro

Estão abertas as inscrições para o 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto

Podem se inscrever grupos e companhias teatrais de todo o Brasil até o dia 17 de julho

A Secretaria da Cultura e Turismo abriu inscrições para a seleção de grupos e espetáculos que farão parte da mostra do 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, realizado entre os dias 18 de agosto e 6 de setembro, tendo como palco principal o Teatro Municipal, além de apresentações em outros espaços culturais, praças e parques da cidade.

 

O Festival é um evento de artes cênicas, de abrangência nacional, que envolve artistas, grupos selecionados e convidados, promovendo a valorização da diversidade cultural de Ribeirão Preto, formação de plateias e o intercâmbio artístico em um grande encontro da cena cultural.

 

“O 7º Festival Nacional de Teatro traz aos ribeirão-pretanos a possibilidade de realizar uma imersão a diversas atividades culturais, todas gratuitas, criando em nossa cidade a possibilidade do crescimento cultural, através do incentivo a novas produções e da proximidade com o público”, afirmou a secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

 

Serão realizadas duas Mostras: uma Nacional e outra Local, com cinco espetáculos selecionados entre os inscritos para cada Mostra. As inscrições dos espetáculos podem ser realizadas até o dia 17 de julho, no site da Secretaria da Cultura e Turismo, via formulário.

 

Podem se inscrever somente pessoas jurídicas, residentes em todo o território nacional, promotoras e/ou representantes de companhias e grupos artísticos, com CNAE compatível e espetáculos teatrais adultos e infanto-juvenis, de toda e qualquer linguagem e gênero teatral.

 

Cada proponente poderá apresentar, em sua inscrição, até dois espetáculos, porém, somente um será selecionado. Os espetáculos selecionados receberão uma premiação de R$ 10 mil.

 

Serão aceitas para a Mostra Nacional somente inscrições de espetáculos que não tenham sido apresentados em edições anteriores do Festival. Para a Mostra Local, serão aceitas inscrições de espetáculos que já participaram de edições anteriores do Festival de Teatro de Ribeirão Preto.

 

Também está aberto o cadastro para grupos, espetáculos e atividades cênicas que possuem projetos aprovados, via leis de incentivo, que tenham interesse em compor voluntariamente a programação do 7º Festival Nacional de Teatro, de forma gratuita. A ficha de inscrição está disponível de forma on-line.

 

Os profissionais que tenham interesse em compor o júri do Festival, podem cadastrar seu portifólio no site da Secretaria da Cultura e Turismo  até o dia 2 de julho.

 

Os trabalhos inscritos serão selecionados pela Comissão Julgadora, que fará a divulgação do resultado final dos selecionados em ordem classificatória e com seus respectivos suplentes, na página da Secretaria da Cultura e Turismo.

 

Todas as informações sobre pré-requisitos, cronograma, formulário de inscrição e documentação necessária estão disponíveis na página oficial da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

 

Mostras do Festival de Teatro

 

A Mostra Nacional cria um intercâmbio de companhias e grupos teatrais de âmbito nacional para fomentar a aproximação do público e de artistas locais a diferentes manifestações cênicas, explorando estéticas diversificadas e linguagens inovadoras, contribuindo com a formação de espectadores e artistas locais, valorizando a diversidade cultural proveniente de um país com dimensões continentais.

 

Já a Mostra Local fomenta a produção artística de grupos de Ribeirão Preto, com o intuito de valorizar o artista local e promover o intercâmbio cultural com grupos premiados nacionalmente.

 

Em 2022, o Festival Nacional de Teatro contou com 140 inscrições de grupos e artistas de 11 estados do Brasil, além de oferecer uma programação cultural de qualidade e gratuita aos ribeirão-pretanos.

 

 


Freepik

Compartilhar: