Evento aborda como a leitura pode auxiliar pacientes em tratamento contra o câncer

Evento aborda como a leitura pode auxiliar pacientes em tratamento contra o câncer

Evento que faz parte do projeto “Tomates verdes fritos”, desenvolvido em Ribeirão Preto pelo Observatório do Livro em parceria com o Conselho Municipal do Idoso

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre como a leitura pode propiciar maior bem-estar físico e emocional a pacientes em tratamento contra o câncer e a leucemia ou em remissão da doença, o Observatório do Livro realiza, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto, de 21 a 23 de fevereiro, a “Jornada da Leitura Afetiva: acolhendo pacientes com câncer.” O evento, que acontece das 15 às 17h30, será transmitido pelo Facebook e YouTube.

A atividade faz parte do projeto Tomates Verdes Fritos, voltado para pessoas acima de 60 anos, e utiliza como recurso a leitura de livros de literatura para promover também apaziguamento, conscientização, autoconhecimento e redução dos níveis de estresse, ansiedade e angústia.

Para biblioterapeuta Juliana Bessa, que também é psicóloga e supervisora do projeto, nunca foi tão importante cuidar e ser cuidado. “A Jornada da Leitura Afetiva é uma oportunidade de criar um espaço para informação de como ter esse cuidado de forma efetiva e afetiva para quem está passando pelo câncer”, completa.

A Biblioterapia, aplicada com sucesso em serviços públicos de diversos países, apresenta resultados rápidos e comprovados com custos baixos de implementação. No “Tomates”, ela é aplicada por mediadores de leitura e psicólogos que atuam como biblioterapeutas e escolhem os livros em função dos perfis dos participantes.

O presidente do Observatório do Livro, Galeno Amorim, idealizador do projeto, afirma que estimular os pacientes a ocupar seu tempo livre com atividades como a leitura é só um dos benefícios. “Ainda mais importantes são os momentos de acolhimento, prazer, entretenimento, escuta empática e reflexão”, diz ele.

As inscrições para participar da jornada podem ser feita, gratuitamente, neste link. Enquadrado na Lei do Idoso, o Tomates Verdes Fritos é realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e tem o patrocínio de Multilaser, Giga, Sotreq, Austral e apoio de Nitroquimica, Foroni, Vinci e Hospital São Lucas. 
 


Foto: Divulgação - Imagem ilustrativa

Compartilhar: