Exposição "Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes" chega a Ribeirão Preto hoje, 7 de fevereiro

Exposição "Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes" chega a Ribeirão Preto hoje, 7 de fevereiro

A exposição que já passou pelas cidades de Pradópolis, Guariba, Franca e Batatais chega a Ribeirão Preto e ficará no Espaço Cultural do IEA-RP, no Campus da USP

A equipe do projeto chegou na cidade alguns dias antes da abertura para montagem da exposição e treinamento dos educadores que acompanharão os visitantes no local. 

Buscando ressaltar a produção continua e sempre existe de artistas negros nos interiores paulistas, o projeto mergulha no legado artístico de Maria Helena Ramos e Jaime Domingos Cruz Macalé artistas referências e dos artistas e curadores Emaye Natalia Marques e Betto Souza, a exposição “Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes” traz à tona 30 obras que exploram memórias, ancestralidades, resistências e afetividades. 



 

“Em 2024, o mestre Macalé chega a 50 décadas de vasta produção artística, moldada em muita pesquisa-processo, que captura relações do cotidiano, do social, da ancestralidade africana, tudo isso em meio século de criatividade. Por isso, estamos neste projeto também saudando seu legado em obra e gesto. São centenas de pinturas em diversos suportes, esculturas sobre diversos materiais, instalações, cenários, exposições, casas, escolas. Como artista educador, o mestre Macalé inaugura possibilidades, verdadeiras instalações educativas que no gesto da urgência, elaboram alternativas, fazer o pincel, o chassi, a tela, experiências que atravessam gerações”, detalha Betto Souza.



 

"Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes" é estruturada em dois eixos metafóricos que dão nome à exposição, refletindo sobre a importância de olhar para o passado para traçar nosso caminho.



 

A abertura acontecerá a partir das 18 horas, no Espaço Cultural do IEA-RP, localizado na Rua Pedreira de Freitas, 20 - Campus da USP - Vila Monte Alegre, com entrada gratuita. Após a cerimônia de abertura, haverá um bate-papo com os artistas, curadores e público presente. 



 

A exposição "Auto Retrato, Alvo Retrato: Processos Presentes" foi aprovada pelo EDITAL PROAC Nº 10/2022 – ARTES VISUAIS / CIRCULAÇÃO DE EXPOSIÇÃO. 

 


 

SOBRE OS ARTISTAS

Maria Helena Ramos: artista plástica, escultora, poeta e pesquisadora, nascida em Ribeirão Preto, em 1942, e que já coordenou a divisão comercial da Fundação Memorial da América Latina, que para além de ser um centro cultural latino-americano de projeção mundial, possui um acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da esplanada e nos espaços internos,como também uma biblioteca que possui cerca de 30 mil volumes.

 

 

 

Jaime Domingos Cruz Macalé: nascido em Orlândia em 1940, artista plástico e arte educador, com mais de 60 anos de produção.

 

 

Sobre os Curadores e Artistas:

Emaye Natalia Marques: nascida em São Joaquim da Barra, SP. Sua pesquisa está centrada na relação entre a população negra do interior paulista e a indústria da cana-de-açúcar—importante atividade econômica na região desde o final do séc XIX—, as ferramentas utilizadas e as vestimentas ligadas a essa produção econômica, especialmente na intersecção destes elementos com a experiência da mulher negra. Sua prática artística se desdobra em cruzamentos entre linguagens performativas e o campo da visualidade (como print e gravura). Como parte intrínseca de seu pensar e fazer artístico, desenvolve ações educativas para exposições. Natália é membro-fundadora e curadora do coletivo Artístico literário Encontrão poético – SP, é Slammaster no campeonato de poesia falada Slam da Cana – RP, e também integrante do Centro Cultural Orunmila em Ribeirão Preto. Natália também atua em exposições coletivas e curadorias independentes, ministra oficinas, supervisiona e elabora projetos de arte-educação desde 2012. Em 2019, artista foi convidada, para a 44° Edição do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional – Contemporânea), realizada no centro de arte contemporânea W, (curadoria de Josué Mattos e Yolanda Cipriano) e indicada ao Prêmio PIPA 2021.

 

 

Betto Souza: Roberto Rodrigues de Souza ou Betto Souza (1990) é nascido  em Franco da Rocha e foi criado em Francisco Morato - SP, periferia da cidade de São Paulo. Arte educador, poeta e artista visual, Betto Souza faz do desenho um instrumento pedagógico em favor da emancipação e valorização de grupos minoritários em geral e da população negra, mais especificamente. Desenvolve projetos gráficos de grande lirismo e apuro que estão geralmente contidos em fanzines que o artista produz de maneira artesanal. Desde 2015 mora em Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, onde cursou Biblioteconomia e Ciências da Informação pela Universidade de São Paulo. Nesta cidade trabalha como educador, inclusive em exposições de arte, e atua ativamente na cena cultural. É membro fundador do coletivo artístico literário "Encontrão Poético em Francisco Morato" e Slammaster do "Slam da Cana" em Ribeirão Preto-SP.

 


Foto: Thainá Rossati

Compartilhar: