Exposição de arte em Ribeirão Preto presta homenagem aos 100 anos do surrealismo

Exposição de arte em Ribeirão Preto presta homenagem aos 100 anos do surrealismo

Mostra "Olhar de Girassol", assinada pelo artista Lui Risco, que reside na Espanha, pode ser apreciada, gratuitamente, até 23 de setembro, no Espaço Cigano

No ano em que o surrealismo completa 100 anos, Ribeirão Preto recebe a exposição “Olhar de Girassol”, assinada pelo artista plástico Lui Risco, natural de Altinópolis, que reside atualmente em Sevilha, na Espanha. A mostra reúne 21 quadros e três gravuras e pode ser apreciada, gratuitamente, até  23 de setembro, no Espaço Cigano, localizado na rua Garibaldi, 2.843, loja 7.

A exposição trata do sentido e da unidade vital do ser humano, dos seus anseios de imaterial e transcendência, bem como da própria dor intrínseca da existência. Já a flor, bem representada nessas obras, é um símbolo poético que significa a perda da concepção dualista e ilusória. As telas têm dimensões que variam de 0,60mx0,50m a 1,5x2,0m.
 

As obras, produzidas com a técnica de óleo sobre tela, acrílico sobre tela e mista de carvão, além das gravuras, reforçam a liberdade de expressão e a criatividade, características do surrealismo, movimento que impactou não só as artes plásticas, como também a literatura, a psicologia e a cultura popular. O surrealismo, nascido em 1924, na esteira do movimento Dadaísta, tornou-se um dos movimentos artísticos mais influentes e duradouros do século XX.
 

O artista plástico Lui Risco tem 21 anos e há nove anos mora na Espanha. Aluno do último ano da Faculdade Belas Artes, de Sevilha, Lui já participou de exposições na Espanha. “Estou feliz e realizado em poder realizar a minha primeira exposição no Brasil em homenagem aos 100 anos do surrealismo”, destaca o artista.

 

A exposição “Olhar de Girassol” é a sua primeira no Brasil. Interessados em conhecer de perto a mostra devem agendar horário, até o dia 23 de setembro, pelo WhatsApp (16) 99386-4454, com a produtora Alanis.

 

Mais informações sobre o artista e a exposição estão disponíveis no Instagram @lui.risco.


Fotos: Giuliana Caliri (@studio.espiral)

Compartilhar: