Feira do Livro de Ribeirão Preto terá estandes inclusivos em 2019
Além do "Estande Diversidade", a brinquedoteca da feira também terá opções para crianças especiais

Feira do Livro de Ribeirão Preto terá estandes inclusivos em 2019

O evento será realizado entre os dias 9 e 16 de junho, na Praça XV de Novembro

A edição de 2019 da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto apresenta uma novidade: o Estande Diversidade, que será montado na Praça XV de Novembro. Neste ano, o evento será realizado entre os dias 9 e 16 de junho.

O espaço, organizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com instituições voltadas à inclusão, saúde e bem-estar de pessoas com deficiência, oferecerá uma série de atividades como oficinas, exposições, bazar, ente outras.

Através de uma ocupação colaborativa, as instituições Centro Ann Sullivan Brasil Ribeirão Preto, Socialização, Orientação e Mediação da Autonomia em Ribeirão Preto (Somar),  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adervirp), Instituto ABAcare, Ribdown Associação Síndrome de Down (Ribdown) e Família Down e Amigo (Fada) estarão presentes todos os dias da feira promovendo diversas atividades em dois horários: das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Leia mais:
Monja Coen é confirmada na 19ª Feira do Livro de Ribeirão

"Vamos discutir neste ano os temas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) atrelados ao nosso tema principal. E é nosso dever divulgar e incentivar cada vez mais o tema da inclusão entre a sociedade brasileira, que também está no cerne dos objetivos, como o de número 10, que visa a redução das desigualdades", destaca a curadora da feira, Adriana Silva e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Segundo ela, o estande foi criado através da ocupação colaborativa com instituições da cidade que cuidam de pessoas com deficiência. "Queremos trazer para a feira várias instituições dar espaço e voz a elas para que possam apresentar suas atividades e interagir com os visitantes", completa.

Seguindo a linha inclusiva, outro destaque neste ano será a Brinquedoteca Inclusiva, organizada pela Instituição Moura Lacerda. O espaço oferece atividades voltadas às brincadeiras infantis, como forma de aprendizagem efetiva e vivência lúdica com o meio. A instalação conta ainda com jogos e brinquedos adaptados para crianças com deficiência ou necessidades específicas. A Brinquedoteca será instalada na Praça XV de Novembro e funcionará das 9h às 20 horas, em todos os dias do evento.


Foto: Verbo Nostro Comunicação

Compartilhar: