Feira do Livro recebe diretores de "Bacurau" e sociólogo Domenico De Masi nesta sexta-feira, 27

Feira do Livro recebe diretores de "Bacurau" e sociólogo Domenico De Masi nesta sexta-feira, 27

Confira a programação completa para a Feira Internacional do Livro desta sexta

Nesta sexta-feira, 27, a 20ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto recebe os diretores do filme "Bacuaru", Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, além do sociólogo italiano Domenico de Masi.  A programação também conta com apresentações musicais, contação de histórias e exibição de documentários.

Neste ano, todos os eventos da Feira terão plateia 100% virtual, por conta da pandemia do coronavírus. As atividades podem ser assistidas pelo canal do Youtube da Feira, pelo Instagram ou Facebook.

Confira a programação desta sexta-feira:

10h30 às 12h e das 14h30às 16h
Combinando Palavras – Cidinha da Silva

Escritora e editora com publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano, é autora de 19 livros publicados, dois delespremiados: “Um Exu em Nova York”, com o Prêmio Biblioteca nacional, em 2019; e “Os nove pentes d’África”, com o PNLD Literário, em 2020. É curadora de Almanaque Exuzilhar (YouTube) e conselheira da Casa Sueli Carneiro. De caráter socioeducativo e voltado  estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das redes pública e privada, o Combinando Palavras incentiva a leitura e estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas nos alunos participantes.

12h às 13h
Apresentação artística – "Show ser", Gustavo Infante

13h às 14h30
Projeto Utopias - Oportunidades Iguais - Helder Holiveira, mediação de Cristiane Cordeiro 
Criador do Afeto na Lata, projeto que recicla latas de spray usadas nos murais que cria e usadas como fonte de palestras para jovens, Helder Holiveira é graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Geração de Sistemas e Redes Colaborativas, pela University College de Tromsoe (Noruega). Participou de exposições individuais e coletivas no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Suíça, Argentina, entre outros países.

16h às 16h20
Apresentação artística – Conceito de sopros - Academia Livre de Música e Artes (Alma)

16h20 às 16h30
Apresentação artística – Gloria de Vivaldi - Coro adulto do projeto Tocando a Vida do Coral Orquestra Sinfônica

16h30 às 18h
Salão de ideias - As utopias e distopias em Bacurau - Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Os diretores pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles têm se destacado na cena do cinema nacional com o filme “Bacurau”, sucesso de crítica e público no Brasil e no exterior. Outra produção que leva a assinatura de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles é “O Som ao Redor” (lançado comercialmente em 14 países, ganhador de 32 prêmios e representante do Brasil no Oscar 2014). Kleber Mendonça Filho é diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife e curador do Departamento de Cinema do Instituto Moreira Salles. Juliano Dornelles é roteirista, diretor de arte e diretor

18h às 18h15 
Contação de história: "O menino que enxergava com o coração", Renata Martelli

18h30 às 19h
Documentário: "A parada não para"
Apresentação de trabalho documental sobre o sarau Parada Poética que acontece desde 2013, às segundas-feiras, na antiga Estação Ferroviária de Nova Odessa (SP). Ali, o espaço é de todos que se aproximam e se apropriam do microfone, fazendo deste momento único, uma celebração da palavra falada, declamada, reclamada, sentida... Uma  anifestação democrática. A direção é de Monica Ogaya e Diogo Zacarias.

19h às 20h30
Conferência: Domenico De Masi, mediação de Marisa Costa
Produtor de uma obra literária considerada em boa parte revolucionária, o sociólogo italiano Domenico De Masi conversa com o público da FIL sobre a expressão “ócio criativo”, que o tornou mundialmente famoso. Segundo esse napolitano espirituoso, de 82 anos, ao contrário de ser negativo, o ócio é um fator que estimula a criatividade pessoal, na medida em que promove o justo equilíbrio entre trabalho, estudo e descanso. De Masi começou a escrever aos 19 anos e aos 22 era professor na Universidade de Nápoles (Itália). Atualmente é professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma. Para abrir o encontro, será apresentado o vídeo Grifos Literários, projeto digital para difusão da literatura, apresentado por Adriana Silva, e criado especialmente para compor a Plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
 


Foto: Divulgação - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Compartilhar: