Festival de Teatro de Ribeirão Preto tem o maior número de inscrições da história
O 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, que será realizado entre os dias 18 de agosto e 6 de setembro

Festival de Teatro de Ribeirão Preto tem o maior número de inscrições da história

Foram 282 inscrições de grupos e espetáculos para participar das Mostras Nacional e Local

O 7º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, que será realizado entre os dias 18 de agosto e 6 de setembro, recebeu mais de 300 inscrições de grupos, espetáculos e atividades cênicas para a edição deste ano. Foram 282 inscrições para participar das Mostras Nacional e Local e 32 para atividades que possuem projetos aprovados via leis de incentivo.

 

“A importância do Festival de Teatro de Ribeirão reflete na quantidade de atividades inscritas, são mais de 300. Isso mostra como nosso Festival é um dos mais relevantes do Brasil. E já está tudo pronto para emocionar e divertir a população de verdade”, afirmou o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

 

O Festival é um evento de artes cênicas, de abrangência nacional, que envolve artistas, grupos selecionados e convidados, promovendo a valorização da diversidade cultural de Ribeirão Preto, formação de plateias e o intercâmbio artístico em um grande encontro da cena cultural.

 

Serão realizadas duas Mostras: uma Nacional e outra Local, com cinco espetáculos para cada Mostra. O Festival de Teatro terá também apresentações de grupos, espetáculos e atividades cênicas com projetos aprovados via leis de incentivo, compondo a programação do 7º Festival Nacional de Teatro.

 

Os trabalhos inscritos serão selecionados pela Comissão Julgadora, composta por três profissionais da área teatral. O resultado final dos selecionados será divulgado em ordem classificatória, com seus respectivos suplentes, na página da Secretaria da Cultura e Turismo. Cada espetáculo selecionado das Mostras Nacional e Local receberá uma premiação de R$ 10 mil.

 

A Mostra Nacional cria um intercâmbio de companhias e grupos teatrais de âmbito nacional para fomentar a aproximação do público e de artistas locais a diferentes manifestações cênicas, explorando estéticas diversificadas e linguagens inovadoras, contribuindo com a formação de espectadores e artistas locais, valorizando a diversidade cultural proveniente de um país com dimensões continentais.

 

Já a Mostra Local fomenta a produção artística de grupos de Ribeirão Preto, com o intuito de valorizar o artista local e promover o intercâmbio cultural com grupos premiados nacionalmente.

 

Em 2022, o Festival Nacional de Teatro contou com 140 inscrições de grupos e artistas de 11 estados do Brasil, além de oferecer uma programação cultural de qualidade e gratuita aos ribeirão-pretanos.


Freepik

Compartilhar: