“Não valorizamos o que é nosso”, diz ator ribeirãopretano protagonista do filme “A Quarta Parede”
Tutty Mendes conversou com o Portal Revide e falou sobre a carreira e o "Efeito Vingadores" no cinema

“Não valorizamos o que é nosso”, diz ator ribeirãopretano protagonista do filme “A Quarta Parede”

O longa, que estreou no dia 9 de maio, está em cartaz nas salas de cinema de todo o país

O ator ribeirãopretano Tutty Mendes é o protagonista do filme “A Quarta Parede”, em cartaz nas salas de cinema de todo o país desde o dia 9 de maio. Apesar de não se considerar um utópico, mas um “otimista”, Mendes sonha em ver o cinema nacional tão valorizado quanto o estrangeiro.

Mendes nasceu e viveu em Ribeirão Preto até os 17 anos, quando se mudou para São Paulo, onde se formou em Rádio e TV. Com uma veia no audiovisual, ele resolveu ingressar em um curso para atores, a fim de aprender os macetes da área e para saber como lidar com os artistas, caso dirigisse alguma produção.

“Já tinha trabalhado como assistente de peças na faculdade e cheguei a fazer algumas pontas. Com o curso, eu tomei gosto pela coisa. Eu tive muita sorte porque cruzei com as pessoas certas. Tive professores apaixonados pelo ofício de ator”, explica Mendes.

Para se formar no curso de atores da Escola Wolf Maya, a turma e os professores desenvolveram o que viria a ser o filme “A Quarta Parede”.  “Foi um trabalho de conclusão de curso que acabou saindo da sala de aula”, relembra.

Cinema nacional

Para o ator, parte do público nacional desenvolveu um mau hábito ao sair das salas de cinema. “Se assistimos um filme estrangeiro e não gostamos, nós criticamos o filme. Agora, se é com um filme brasileiro, a tendência é taxar todo o cinema nacional como ruim por conta de um único filme”, comenta Mendes.

Apesar da falta de valorização chatear o ator, ele não faz cara feia para títulos de Hollywood e outras praças. Mendes afirma que o “efeito Vingadores”, por exemplo, que ocupou a maioria das salas de cinema no mundo com o filme dos super-heróis da Mavel, não é de todo mal.

“Tem espaço para todo mundo. Que bom que as pessoas estão consumindo mais cultura. Mas precisamos valorizar o que é nosso, porque é no cinema nacional que discutimos o que está acontecendo com o nosso país”, afirma. No momento, apenas uma sala de cinema de Ribeirão Preto exibe o filme estrelado por Mendes. Confira os horários no final da matéria. 

A Quarta Parede

Na película, Tutty Mendes interpreta Teo, um ator de teatro talentoso, mas que foi substituído em uma peça por uma atriz mais popular nas redes sociais. “Infelizmente isso acontece. Alguns diretores escolhem os atores que tem a maior quantidade de seguidores nas redes sociais. Pensando no público que essa pessoa pode atrair”, admite o ator.

Por ter sido um trabalho de conclusão de uma turma, a criação dos personagens teve um processo diferente do habitual. Normalmente, os diretores escrevem os personagens e chamam atores com características parecidas. Nesse caso, os textos dos personagens estavam prontos, mas os atores não foram definidos previamente.

“O Hudson Senna [diretor] propôs que nós trouxéssemos cenas dos personagens que gostamos. Curiosamente, eu não levei nenhuma do Teodoro. Mas o personagem acabou caindo no meu colo. Como o roteirista participou desta dinâmica, muitas temáticas propostas pelos atores foram pinçadas para o filme”, explica Mendes.

Sinopse – A Quarta Parede

Ao ficar de fora de uma montagem de “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre, Teo decide fazer sua própria performance artística, a fim de provar que o inferno são os outros, máxima da obra de Sartre. Para tal, o rapaz enxerga nas redes sociais, uma ferramenta poderosa para manipular todo o grupo. Quando um dos integrantes da companhia comete suicídio, Teo percebe que seu plano fugira do controle.

Roteiro: Bruno Autran. | Direção: Hudson Senna

Exibição: Segunda-feira à Sexta-feira, às 19h, no Cinemark. Novo Shopping, Avenida Presidente Kennedy, 1500.


Foto: Arquivo pessoal

Compartilhar: