
Filme produzido na região de Ribeirão Preto mescla romance com a história de um crime real
"Maria B - Ecos do passado" foi produzido em São Simão e possui como plano de fundo da trama um assassinato real ocorrido em 1897
O curta-metragem “Maria B – Ecos do passado”, filme de época gravado durante a pandemia da Covid-19 em São Simão, na Região de Ribeirão Preto, promete chamar a atenção dos amantes do cinema. A produção envolve um fato real ocorrido em São Simão, no século 19, com cenas cotidianas romanceadas durante a pandemia. O filme é uma produção independente realizada pelo produtor Milton Martins, e o Estúdio M Filmes de Ribeirão Preto. O curta será lançado no mês de novembro, na plataforma independente Take Play Brasil.
A trama de suspense se passa no presente, mas conta com cenas ambientadas no final do século 19, com destaque para o figurino e a cenografia. Na locação, a Antiga estação de Trens Cerrado, na zona rural de São Simão, ocorreu um crime no ano de 1897, em que o pistoleiro Dioguinho foi contratado por um coronel para assassinar Marciliano, um rapaz que mantinha um romance escondido com Maria Balbina, que por sua vez era amante do coronel. “A história desse assassinato é real e aproveitamos esse fato para girar uma trama fictícia, que vai prender os expectadores do começo ao fim”, explica o produtor e diretor geral do filme.
A produção e as filmagens de “Maria B – Ecos do passado” foram realizadas em 2020 e 2021, sob cuidados sanitários, durante a pandemia do Coronavírus. O produtor, revela que toda gravação e montagem do filme foi realizada com recursos próprios e contou com a colaboração do trabalho dos artistas e equipe técnica. O elenco conta com o envolvimento de 14 atores locais e regionais, que se entregaram com paixão à produção. “Todos são apaixonados pela sétima arte, mas exercem atividades extra cinema e colaboraram de corpo e alma para a realização dessa obra cinematográfica”, conta.
Amante de produções cinematográficas e pós-graduado em cinema, Martins já produziu entre curtas e longa 15 filmes, todos com produção e atores locais. “Não é raro as pessoas da nossa região reconhecerem atores das tramas que produzo, passeando por nossa região e muitos são até colegas de profissão", destaca.
Baseado em gênero suspense, o curta-metragem será exibido para assinantes da plataforma de streaming Take Play Brasil, onde o público terá acesso, além do filme, a vídeos e podcasts que mostram foi produzir o filme de baixo orçamento da ideia até a exibição, além de outras produções regionais da Estúdio M Filmes.
A Take Play Brasil é uma plataforma de vídeos criada para fornecer vídeos on demand para assinantes. Atualmente hospeda apenas conteúdo autoral produzido por Milton Martins. Antes de ficar disponível na Take Play Brasil, Maria B – Ecos do passado será exibido pela primeira vez em novembro, em um coquetel para convidados.
Foto: Reprodução / Estúdio M Filmes