Fundação do Livro e Leitura apresenta agenda cultural gratuita do mês de março

Fundação do Livro e Leitura apresenta agenda cultural gratuita do mês de março

Sarau, história em quadrinhos, cinema e Clube do Livro fazem parte da programação. Todas as atividades serão abertas e gratuitas

O mês de março está repleto de cultura, lazer e diálogo para a população de  Ribeirão Preto e região. A Fundação do Livro e Leitura oferece diversas atividades culturais ao longo do mês. O bate-papo "Os desafios da produção de quadrinhos", com a quadrinista ribeirão-pretana Luana Cristini,acontece no dia 16 de março, sábado, às 15 horas. O encontro é gratuito e aberto à população e acontece na sede da Fundação (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América). A artista também lançará seu livro "Aqueles Dias", com desenhos de Gil Gomes. A obra aborda a história da estudante Ana nos anos 2000, enfrentando desafios escolares, bullying, relacionamentos complicados com os pais e a experiência da primeira menstruação. Como rota de fuga ela acaba entrando em fóruns da internet e tem sua personalidade alterada por conta da radicalização do conteúdo que consome. “A grande alegoria da minha história é pensar no feminismo como uma oposição ao extremismo. Já que ela fala dessa radicalização e adolescentes dentro de uma escola”, conta Luana Cristini. A história começou a ser escrita em 2022, em um período com diversos ataques a escolas pelo Brasil (foram três ataques, com seis mortes). O livro foi lançado oficialmente na CCXP (Comic Con Experience) em 2023, em São Paulo.

Na conversa com o público, Luana aborda os desafios do roteiro, a criação de personagens e cenários, esboços de cada página, a arte-final, colorização, letreiramento e, por fim, a diagramação. “Quero esmiuçar todos os processos dessa produção, porque eu conheço muita gente que tem vontade ou curiosidade em saber como funciona esse processo, mas falta o conhecimento”, completa.  O encontro acontece na sede da Fundação do Livro e Leitura, às 15h.


 

 

Clube do Livro

O Clube do Livro, sob a orientação da bibliotecária Gabriela Pedrão, também marcará presença em março, discutindo a obra da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, "Hibisco Roxo", no sábado (23/3) às 16h, por meio da plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/82249191930).



 

A protagonista e narradora do livro, a adolescente Kambili, mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica do seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor que ele tem das tradições primitivas do povo nigeriano é tão grande que ele chega a rejeitar o próprio pai, contador de histórias, e a irmã, professora.



 

Em contraponto a essa característica, o pai de Kambili é um benfeitor dos pobres e apoia o jornal mais progressista do país. Ao longo da história, a jovem ainda fica apaixonada por um padre que logo é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e perspectiva. 


 

Enquanto conta a história da jovem, o romance também apresenta o retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país como no resto do continente.



 

Cinema na Fundação

A programação cultural continua no mesmo dia, às 18h, com a transformação da sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em cinema. O Cine Fórum, organizado e mediado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, exibirá o filme "Cartas de Amor" (1984), promovendo um debate pós-filme sobre diversos aspectos, como roteiro, direção e atuações.



 

“Cartas de Amor" é um drama que retrata o momento em que Anna (Jamie Lee Curtis) estava arrumando os objetos pessoais de sua mãe, Maggie (Bonnie Bartlet) que acabara de falecer. Nesse processo, ela encontra cartas de amor endereçadas para um homem que não era o seu pai. A jovem fica perplexa ao descobrir que sua mãe mantinha um caso extraconjugal durante 15 anos e inicia uma investigação para descobrir mais detalhes da história. Nesse processo, ela começa a viver um romance com um homem casado, passando a questionar os próprios atos. Além da premiada Jamie Lee Curtis, o filme ainda conta com a participação de atores renomados em Hollywood como Sally Kirkland, Bud Cort e James Keach.



 

Sarau Odilon

No último sábado de março, 30, o Sarau Odilon terá como tema "Na minha pele – livros sobre vivência preta", no Centro Cultural Quintino Facci II, às 19h, com a participação especial de Silvia Helena Seixas e Dayo Poetise. O evento      conta com o apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e COMDEPIR (Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial).



 

O objetivo do Sarau é realizar rodas de poema e de conversa, com apresentações artísticas, exposições, de forma a ser um tributo a Odilon Ramos de Oliveira, que viveu em Ribeirão Preto pouco tempo após o fim da escravidão no Brasil. Contrariando os paradigmas da época, foi dentista e professor universitário, deixando um legado de resistência para a família, que encontrou na arte uma forma de homenageá-lo.



 

Atividades exclusivas

Além dessas atividades abertas ao público, a Fundação também promoverá três eventos exclusivos para estudantes de Guará e São Joaquim da Barra em parceria com o Grupo Gorki e a Usina Alta Mogiana, como parte do projeto "Educando para o futuro".

O projeto visitará a escola Adelaide Garnica (Rua José Freitas Barbosa, 841, no Jardim Paulista), em Guará, às 10h, no dia 20 de março, quarta-feira. No dia 27 de março é a vez da escola Creso A. Filetti (Rua Azizi Salomão, 669), em São Joaquim da Barra, receber duas apresentações: às 10h e às 13h30. No dia seguinte e na mesma cidade, a trupe do Grupo Gorki se apresenta na escola Sylvio Torquato Junqueira (Rua Minas Gerais, 295), às 9h30.



 

SERVIÇO

Bate-papo e lançamento de livro
“Os desafios da produção de quadrinhos”, com Luana Cristini
Data e horário: 16/03 (sábado) | 15h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito



 

Apresentação Teatral
Atividade em parceria com a Usina Alta Mogiana e Grupo Gorki
Data e horário: 20/03 (quarta-feira) | 10h
Local: Escola Adelaide Garnica (Rua José Freitas Barbosa, 841, no Jardim Paulista, em Guará)
Atividade exclusiva para os alunos



 

Clube do Livro
Debate sobre a obra “Hibisco Roxo”, de Chimamanda Ngozi Adichie
Data e horário: 23/03 (sábado) | 16h
Encontro on-line: plataforma Zoom (https://us02web.zoom.us/j/82249191930)
Aberto e gratuito



 

Cine Fórum
Exibição do filme “Cartas de Amor” (1984)
Data e horário: 23/03 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito



 

Apresentação Teatral
Atividade em parceira com a Usina Alta Mogiana e Grupo Gorki
Data e horário: 27/03 (quarta-feira) | 10h e 13h30
Local: Escola Creso A. Filetti (Rua Azizi Salomão, 669, em São Joaquim da Barra)
Atividade exclusiva para os alunos



 

Apresentação Teatral
Atividade em parceira com a Usina Alta Mogiana e Grupo Gorki
Data e horário: 28/03 (quarta-feira) | 9h30
Local: Escola Sylvio Torquato Junqueira (Rua Minas Gerais, 295, em São Joaquim da Barra)
Atividade exclusiva para os alunos



 

Sarau Odilon
Com Silvia Helena Seixas e Dayo Poetise
Data e horário: 30/03 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II  (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: