Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove “40tena Cultural”
"Fotossíntese Blues, canções para amores não praticantes” é o primeiro especial da série de eventos da Fundação nas redes

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove “40tena Cultural”

Em função do isolamento social no combate à Covid-19, entidade criou uma agenda cultural on-line em suas redes sociais com lives, shows, contação de histórias, entre outras atividades; confira

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lançou um novo projeto em suas redes sociais: a “40tena Cultural”, que tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento social decretado nas últimas semanas no combate à disseminação do novo coronavírus.

O projeto terá uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming ou pelo Instagram) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações.

A estreia será nesta quarta-feira, 8, às 17h, na página do Instagram da Fundação, com a participação do professor, escritor e poeta  Ni Brisant e do músico John Harp.

Ni Brisant e o gaitista John Harp apresentarão o especial “Fotossíntese Blues, canções para amores não praticantes”. Juntos, os artistas promovem um encontro on-line com poesia, música e força. “Praticar amor em tempos de ódio e isolamento social, é sinônimo de coragem”, comenta Ni Brisant que já teve seus textos traduzidos para o espanhol, francês, italiano e inglês.

Ni Brisant também é poeta performer, sendo finalista do Slam BR 2014; além da participação internacional na Feira do Livro de Buenos Aires, em parceria som o estúdio Sigo Som, lançou o cd de poesia falada “Algodão de Fogo”. Fundador dos projetos “Selin Trovoar” (iniciativa autônoma que edita, publica e distribui autores independentes), “Vai Chover” (transformando histórias reais em textos literários), “Miúdos de Passarin” (que mescla poesias com músicas/poemas autorais) e “Cola Comigo” (que cola lambe-lambe de poesias em pontos de ônibus bares e outros espaços aonde a literatura não costuma frequentar).

John Harp é autodidata e dono de uma voz poderosa. Desenvolveu seu próprio fraseado, misturando o blues tradicional com o moderno, além de caminhar por ritmos e músicas brasileiras, criando um estilo único e se destacando no cenário do Blues nacional. Em 2019, John Harp lançou seu primeiro álbum, “How Can I Lose What I Never Had”, que contou com um time pesado, trazendo nomes como Kid Andersen, June Core e Alezander Pettersen. O disco foi gravado e masterizado no Greaseland Studios, em San Jose - Califórnia, Estados Unidos.

Programação

Ainda nesta semana, na sexta-feira, 10, às 10h, será realizada a Contação de Histórias com Diego Ulacco, com Contos Mitológicos. Também no Instagram da Fundação do Livro, ao vivo.

A agenda de programação do 40tena Cultural será divulgada nas redes sociais da Fundação (Instagram e Facebook).

Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: