Gibiteca Padre Euclides promove palestra sobre Quadrinhos e Jornalismo
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone 16 3610-0676

Gibiteca Padre Euclides promove palestra sobre Quadrinhos e Jornalismo

Gratuito e com certificado, evento será realizado no próximo dia 14, em Ribeirão Preto

A Gibiteca da Biblioteca Padre Euclídes, iniciativa inaugurada em abril deste ano em Ribeirão Preto, promove seu primeiro evento com uma palestra gratuita e com certificado da profissional da biblioteconomia Paloma Rodrigues. No evento, ela vai explorar a relação entre os quadrinhos e o Jornalismo a partir da obra do quadrinista e jornalista norte-americano Joe Sacco. A palestra será realizada no próximo dia 14, às 19h30, na Biblioteca Padre Euclides, localizada na Rua Visconde de Inhaúma, 490, no 1º andar.

 

Paloma é graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela USP de Ribeirão Preto e atualmente trabalha com pesquisa iconográfica e Direitos Autorais. Segundo a profissional, a Gibiteca é fundamental para o desenvolvimento cultural na cidade. “Locais de acesso à cultura são fundamentais para o desenvolvimento educativo e cultural de crianças e adolescentes, sendo que muitos destes continuarão a frequentar esses espaços após adultos, já com uma visão diferente do local, dos recursos que ele oferece. A Gibiteca, assim como uma biblioteca, um museu, um espaço de troca de cultura, é importantíssimo para toda a cidade”.

 

Ela ainda destaca que vê os quadrinhos como um grande recurso para o campo jornalístico. "A gama de possibilidades de representações que o quadrinho possui é muito rica. As palavras têm um grande impacto, mas a combinação de imagens mais as palavras pode ser arrebatadora. É a possibilidade de transmitir os dados, a informação exata ao leitor, ao mesmo tempo em que contextualiza de forma humanizada, fazendo com que a empatia pelo que vê torne a informação mais tangível, mais próxima do leitor”, ressalta Paloma.

 

A palestrante explica que essa relação é um dos grandes destaques da obra de Joe Sacco, em suas obras sobre conflitos como Palestina (1993) e Notas sobre Gaza (2009), onde o autor narra a história de personagens reais em meio a um grande conflito armado. “Ele desenha a si mesmo em algumas cenas. Ele está ali, presenciando e fazendo parte do acontecimento, e não apenas narrando. Joe Sacco não quer que tenhamos acesso apenas à informação, mas também ao lado pessoal das pessoas que são atingidas por um conflito armado”, detalha.

 

Paloma diz que espera que a Gibiteca seja aquele local em que fãs e pessoas que estão começando a se interessar por histórias em quadrinhos vão gostar de se reunir para ver uma palestra, um bate-papo, um encontro de autores, oficina de desenho. "Atualmente, a cidade não tem esse espaço fixo, as pessoas que querem saber um pouco mais sobre o tema têm poucas opções de eventos ou espaços que o abordam", conclui.

 

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone 16 3610-0676

 

Sobre a Gibiteca

De acordo com o ilustrador e escritor Arnaldo Junior – um dos idealizadores da Gibiteca, junto ao jornalista Angelo Davanço, o historiador David de Lima Sá, o quadrinista João Dinardi, além do coordenador da Ziniteca Glauco Villas Boas em Serrana, João Francisco Aguiar, o “Jofra” –, o projeto nasceu de uma necessidade da cidade de Ribeirão Preto. 

 

“A Gibiteca Padre Euclides nasceu de um sonho e de uma necessidade. Os quadrinhos hoje são classificados como nona arte. Ribeirão Preto é um polo de produção de quadrinhos. No entanto, não tínhamos um local público para discutir ou apenas apreciar os quadrinhos. Das conversas entre mim, o David e o Angelo, surgiu o projeto da Gibiteca e a Fatu Antunes, responsável pela Biblioteca Padre Euclides, abraçou de pronto. A Gibiteca também agrega a Zineteca Glauco Vilas Boas, e se juntaram o João Dinard e o Jofra", explica o escritor. 

 

“Nossa Gibiteca tem um acervo bem diversificado com obras clássicas da era de ouro dos quadrinhos, passando por vários gêneros e chegando ao que há de mais novo na produção da nona arte. Todo primeiro sábado de cada mês pela manhã, nos juntamos para ler, discutir e produzir quadrinhos; todo segundo sábado de cada mês é a vez de trabalhar a produção de zines”, completa Junior. 

 

A diretora da Biblioteca Padre Euclides, Fatu Antunes, ressalta o estímulo à leitura e a documentação histórica do gênero das HQ’s, como benefícios do projeto. “As Gibitecas são espaços eficazes de estímulo ao prazer da leitura, sobretudo em crianças e adolescentes. Com esse entendimento é que abraçamos o projeto. Além do estímulo mencionado, consolidar o acervo de HQs e Fanzines e, também, lançar luz sobre o percurso histórico dos quadrinhos e suas características de linguagem auxiliar na formação de leitores, por meio das atividades que serão realizadas”.

 

 


Foto: Pixabay (Ilustrativa)

Galeria de imagens

Compartilhar: