HBO lança série sobre Santos Dumont rodada em Ribeirão Preto
No projeto, diretores descobriram personagem na vida de Dumont desconhecido pelos livros de história

HBO lança série sobre Santos Dumont rodada em Ribeirão Preto

O trabalho faz parte de um projeto em que a empresa norte-americana confirmou quatro produções brasileiras

O canal de televisão por assinatura norte-americano HBO lançou uma série de TV sobre a vida de Santos Dumont, gravada em Ribeirão Preto. A produção faz parte de um projeto em que a empresa confirmou a produção de quatro séries brasileiras.

No projeto, diretores descobriram personagem na vida de Dumont desconhecido pelos livros de história. Em “Contos Dumont - Mais leve que o ar”, o objetivo foi mostrar mais do que o inventor do avião conhecido pelo grande público.

Em seis episódios, o projeto mostrará pessoas da vida de Dumont, como o Manoel de Deus, um ajudante próximo. Ele foi encontrado numa foto da família num acervo em Ribeirão Preto.

Para os diretores Estevão Ciavatta e Fernando Acquarone, a figura dele também ainda é desconhecida. As pessoas resumem Dumont ao 14 bis e ao relógio de pulso, “mas ele foi um pioneiro bem maior”, segundo ambos.

Segundo a HBO, réplicas das invenções de Dumont serão construídas para a produção e 60% dos episódios serão gravados em francês. 

Para o especialista em audiovisual, Cid José Machado dos Santos Junior, a pesquisa é fundamental na elaboração de produtos audiovisuais, seja para produções que reconstituam o passado ou que retratem o contexto contemporâneo.

“Na pesquisa, levanta-se o universo físico e social que povoará a narrativa: os espaços, as cores, as texturas, os hábitos, os gostos, os gestos, os objetos com os quais interagem, etc. Este referencial irá nortear a definição de um projeto estético da direção artística que influenciará toda a equipe da produção e a linguagem da obra audiovisual: desde a criação de personagens específicas, com relevo e verossimilhança; o desenho dos cenários que ambientarão aquela situação narrativa específica, promovendo a imersão do espectador; passando pelas escolhas dos enquadramentos e movimentos de câmera e iluminação que ressaltem as características estéticas e narrativas desenvolvidas a partir da pesquisa, bem como a escolha do estilo musical e dos timbres dos instrumentos a ser abordado pela composição da trilha musical; dentre outras", fala Junior.

O anuncio foi realizado na quinta-feira, 5 de abril.  Além da história de Dumont, foram compartilhadas ao público as séries “O hóspede americano”, “Hard” e “Pico da neblina”.
 


Foto: Divulgação

Compartilhar: