Historiador revisita Ribeirão Preto em obra literária
Historiador revisita Ribeirão Preto em obra literária

Historiador revisita Ribeirão Preto em obra literária

Escrito por José Antônio Lages, livro reúne 14 anos de pesquisa e será lançado na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto 

Ribeirão Preto completa em junho 161 anos de fundação. Um breve passeio pelas histórias já conhecidas, narradas em publicações acadêmicas ou pela imprensa, dá uma pista do que a cidade representa para o Estado e para o país.

Em meio a um cenário de confrontos entre coronéis, destino de imigrantes europeus, reduto cafeeiro, trabalho escravo e cidade de vida agitada com cassinos, casas noturnas e teatros luxuosos sob a administração do empresário francês François Cassoulet, a obra Ribeirão Preto Revisitada conta histórias ainda desconhecidas dos ribeirãopretanos. “Nesta obra vêm à tona histórias ainda inéditas sobre Cassoulet”, adianta Lajes.

Além das histórias, a obra, realizada com o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC-ICMS), e o patrocínio de diversas empresas, também é rica em documentos e imagens inéditas do Arquivo Público e Histórico da cidade.

Além do café

Dos imigrantes que vieram para Ribeirão Preto, muitos deles, segundo o historiador, não foram para as lavouras das fazendas cafeeiras. Alguns se estabeleceram na parte urbana para trabalharem em obras ferroviárias ou no setor de comércio e serviços. “A cidade, desde muito tempo, já tinha esta característica de serviços”, complementa Lages.

História social e política

Segundo o historiador, poucos sabem que as fazendas de Ribeirão Preto já tiveram mão de obra escrava, luta por mais direitos trabalhistas e figuras como o “Índio”, líder do Partido Comunista em Ribeirão Preto. “Há os heróis da elite, mas também temos os heróis esquecidos, a obra tenta aborda todos os lados”, diz.

Lançamento

Em dezembro houve um evento para o lançamento da obra, realizada na sede da Associação Amigos do Memorial da Classe Operária - UGT, para cumprir o cronograma previsto no edital do ProAC. Contudo, ainda que sem data confirmada, Ribeirão Preto Revisitada deve ter um novo lançamento entre 4 e 11 de junho, durante Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: