Ilustrador de Ribeirão Preto lança oficina de desenho para crianças
Artista Lucas Sartorato Busatto é o ilustrador dos livros "Poeminhas Radicais" e "O Pequeno Baobá", entre outros

Ilustrador de Ribeirão Preto lança oficina de desenho para crianças

Oficina gratuita em formato de vídeo ministrada pelo ilustrador Lucas Busatto ensina os jovens a produzirem um livro de seis páginas

O ilustrador ribeirãopretano Lucas Busatto lançou no YouTube uma vídeo-aula gratuita com pouco mais de 20 minutos, em que ensina as crianças a produzirem um livro ilustrado de seis páginas. O projeto “Oficina do Livro Ilustrado” é contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

 

No vídeo, o artista mostra o passo a passo para criar uma publicação com materiais simples que as crianças utilizam na escola e possuem em casa, como papel sulfite, lápis grafite, borracha, tesoura sem ponta e lápis de cor. 

 

 

De forma didática, o ilustrador mostra todo o processo de criação, que envolve a ideia para a história (protagonista, conflito, busca de solução e final), o planejamento para o livro, os esboços, as áreas para textos, o título, a dobra do papel, o desenho final, a aplicação das cores e a finalização do trabalho.

Segundo o ilustrador formado em Design Gráfico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Bauru, com especialização em ilustração infanto-juvenil, uma dica para os jovens é chamar um amigo para participar da produção. "Se a criança gosta de desenhar, pode chamar um amigo para escrever a história, ou ela própria pode escrever e contar com alguém para desenhar. Assim, mais crianças poderão participar da criação", destaca o artista, acostumado a trabalhar em parceria com autores de histórias infantis.

 

A Oficina do Livro Ilustrado pode ser acessada gratuitamente pelo link.


Fotos: Reprodução/YouTube

Compartilhar: