Inscritos no Cadastro Único terão direito a meia-entrada

Inscritos no Cadastro Único terão direito a meia-entrada

Projeto do Governo Federal é válido para jovens de 15 a 29 anos, com renda de até dois salários mínimos

Os jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único serão beneficiados com a garantia de meia-entrada no acesso a eventos artísticos, culturais e esportivos. A medida faz parte do novo programa do Governo Federal, “Identidade Jovem”.

Em Ribeirão Preto este projeto também é válido para os jovens, porém, a família deve estar registrada no Cadastro Único. Em nota, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Prefeitura de Ribeirão Preto, diz que o novo documento foi criado pelo Decreto Federal n. 8.537/15, e estará disponível em até quatro meses, sendo de abrangência nacional, o que inclui os jovens do município de Ribeirão Preto que estejam inscritos no CadÚnico.

O novo documento é de emissão virtual, que poderá ser acessado por meio de aplicativo, disponibilizado para smartphones e pela internet. Para quem não tem acesso à internet, a iniciativa poderá ser emitido em cartões plásticos.

Benefícios

Com a “Identidade Jovem”, os adolescentes serão beneficiados com a meia-entrada, com a garantia de 40% do total de ingressos disponíveis.  O documento vale também para salas de cinema, teatros, estádios de futebol e empresas de transporte interestadual.

O decreto da regulamentação estabelece, também, normas para a reserva de vagas para jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual com gratuidade ou com desconto.

Ainda de acordo com o decreto, para esses jovens serão reservadas duas vagas gratuitas em todos os ônibus, trem ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Duas vagas com desconto de 50%, no valor das passagens também serão oferecidas, mas só poderão ser utilizadas depois das vagas gratuitas se esgotar.

Foto: Arquivo Revide 

Compartilhar: