Integrantes de ONG alegam terem sido impedidos de entrarem na sede, em Ribeirão Preto
ONG divide espaço com hipermercado na Cerâmica São Luiz; rede varejista alega que todos foram avisados sobre o fechamento

Integrantes de ONG alegam terem sido impedidos de entrarem na sede, em Ribeirão Preto

Fundada em 1999, ONG Vivacidade promove atividades culturais no município

Integrantes da ONG Vivacidade foram impedidos de entrarem em sua sede, localizada em um hipermercado, em Ribeirão Preto, nesta terça-feira, 1 de maio. A ONG funciona na Cerâmica São Luiz, nos Campos Elíseos, e divide espaço com o hipermercado. Porém, quando os integrantes da organização chegaram para os ensaios desta terça-feira, foram impedidos pelos seguranças e pelo portão trancado. Após não conseguirem diálogo com os responsáveis pela loja, os integrantes da ONG registraram um boletim de ocorrência. 

Indignados, os integrantes da Vivacidade que foram ao local fizeram um vídeo criticando a atitude do hipermercado nas redes sociais. “O Centro Cultural Cerâmica São Luiz hoje é ocupado por mais de 15 coletivos que realizam seus trabalhos artísticos de forma profissional e independente. Em 2018, foi premiado com o Edital de Território das Artes, pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) no qual realizará diversas ações de revitalização do patrimônio”, disseram, em nota de repúdio, que termina criticando a atuação do hipermercado, afirmando que ele presta um "desserviço à cultura da cidade".

Leia mais:
Vivacidade promove “Feira Popular de Dia das Mães”

O presidente da Vivacidade, Renato Vital “Tomate”, comenta que o problema na divisão do espaço é antigo. "Esse problema se estende há 14 anos. A Vivacidade tem a concessão do espaço para fazer o centro cultural. Desde 2004 o hipermercado restringe o acesso ao centro cultural", protestou Tomate.

O presidente da ONG também esclarece que, desde 2004, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, no qual deixa clara a divisão do espaço da Cerâmica São Luiz. “Somos feitos reféns, ficamos à mercê do horário de funcionamento deles [o hipermercado]. E são horários bem diferentes, eles são uma loja e nós somos um centro cultural “, concluiu Tomate.

Outro lado

Portal Revide entrou em contato com a rede de hipermercados. Por meio de nota, a assessoria de imprensa informou que todos os clientes, fornecedores e parceiros foram avisados antecipadamente sobre o fechamento da unidade. "A rede informa que, como de costume, comunicou antecipadamente seus clientes, parceiros e fornecedores, também por meio de sinalização, sobre o fechamento do seu hipermercado em Ribeirão Preto durante o feriado do Dia do Trabalhador. Esclarece, porém, que a equipe da unidade entrou em contato com os responsáveis pelo projeto a fim de auxiliá-los a acessar o local no primeiro horário desta quarta-feira", afirmou.


Foto: ONG Vivacidade

Compartilhar: