Isabella Pessoti é a nova secretária da Cultura de Ribeirão Preto

Isabella Pessoti é a nova secretária da Cultura de Ribeirão Preto

Antecessor entregou a pasta alegando motivos pessoais

Tomou posse na tarde desta sexta-feira, 30, a nova secretária da cultura de Ribeirão Preto, a cientista social e bailarina Isabella Pessoti. A pasta lhe foi entregue pelo agora ex-secretário José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, que deixou o cargo também nesta sexta, alegando motivos pessoais. Isabella já atuava na Secretaria como chefe da divisão de eventos e programas culturais desde janeiro deste ano.

Em seu discurso de exoneração, José Carlos agradeceu a possibilidade de fazer parte da administração e enumerou os eventos que realizou nos seis meses de comando da secretaria, frisando que a maioria deles foi realizado sem custos aos cofres públicos, apenas com parcerias com o setor privado.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) também agradeceu o trabalho do ex-secretário. “Foi um período difícil, em função das dificuldades financeiras, mas o José Carlos não se deixou abalar e trabalhou com afinco, principalmente na organização da programação do aniversário de 161 anos de Ribeirão Preto”, elogiou Nogueira.

Nova administração

Isabella de Carvalho Pessotti é cientista social graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também se especializou em ciências políticas e econômicas. Um diferencial na nomeação da nova secretária foi sua vasta formação artística. Isabella é bailarina há mais de 20 anos e tem participado ativamente de diversos festivais pelo Brasil.

A nova secretária já assume o cargo com um desafio: a Secretaria da Cultura conta com uma verba que representa apenas 0,62% do orçamento municipal. E cabe à repartição zelar pelos teatros e espaços culturais da cidade, fomentar e difundir os eventos culturais na cidade.

"O desafio a partir de agora é valorizar o que se produz de cultura em Ribeirão Preto, e que não é pouco. Temos uma efervescência cultural muito grande em todas as áreas. Precisamos também socorrer os nossos equipamentos culturais, nossos museus e nossos teatros para que a gente consiga iniciar uma nova história de incentivo e fomento ao que se produz de cultura na cidade", declarou Isabella.

E o sobre os problemas enfrentados pelo Teatro de Arena, a secretária afirma que o tratará como prioridade. "Para o Teatro de Arena é preciso fazer um projeto para a reforma dele e do Teatro Municipal. O que fizemos no Municipal mais recentemente foi adequar o seu uso quanto aos bombeiros. Contudo, são necessárias de reformas estruturais muito maiores do que já conseguimos fazer até aqui. Para isso, precisamos fazer projetos, angariar recursos e este é um trabalho que começa agora e trataremos como prioridade. Depois de reformado, queremos que os teatros sejam ocupados por quem merece estar ali, que é quem produz arte na cidade”, finalizou Isabella.

 


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: