Jornalista e advogado lançam livro sobre a violência, em Ribeirão Preto
Obra convoca a sociedade para uma discussão sobre a violência contra a mulher, crianças e idosos

Jornalista e advogado lançam livro sobre a violência, em Ribeirão Preto

João Carlos Borda e Luís Felipe Archangelo lançam o livro “Quanto vale uma pessoa?” neste sábado, 20

Neste sábado, dia 20 de agosto, o jornalista João Carlos Borda e o advogado Luís Felipe Archangelo lançam o livro "Quanto vale uma pessoa?". O evento está marcado para às 18h30, na Livraria Travessa do RibeirãoShopping. A obra, resultado de uma intensa pesquisa envolvendo as experiências e estudos dos autores, expõe um cenário matizado pela barbárie humana, que convoca a sociedade para uma discussão sobre a violência abismal no Brasil contra a mulher, crianças e idosos. 

 

A obra de 240 páginas expõe um cenário matizado pela barbárie humana, que convoca a sociedade para uma discussão sobre a violência no Brasil contra a mulher, crianças e idosos.  Os números do Fórum de Segurança Pública mostram que a cada 10 minutos uma mulher é estuprada no país e outra é assassinada no período de 7 horas. 

 

“Uma mulher é estuprada a cada 10 minutos no Brasil. E em sete horas uma é morta. Violência é um tema que gostaríamos de varrer de nossas conversas. Mas é inevitável, ela está na guerra que assistimos pela TV, na cidade, no trabalho, na escola e dentro de casa. Por tudo isso, por mais que queiramos fechar os olhos, somos empurrados para o debate. O que o nosso livro faz é exatamente colocar a violência no centro da mesa para uma reflexão, procurando atingir duas vertentes de diálogo”, explica o advogado Luís Felipe Archangelo. 

 

Ainda segundo Luís Archangelo, o livro tem o objetivo de trazer reflexões a partir da violência cotidiana. “O livro tem denúncias sobre a violência contra mulheres, crianças e até contra animais, mas também tem muita reflexão. E com todas essas informações, esperamos que possamos trazer para a compreensão das pessoas, questões que são muito relevantes, atuais e que dão todas essas bases para essa importante discussão sobre direitos humanos”. 

 

Na obra, os autores revelam ainda as rotas de tráfico humano no Brasil e no mundo, e como as máfias internacionais compram e vendem mulheres e crianças, inclusive brasileiras, para bordéis da Europa e dos Estados Unidos. O livro carrega o leitor para um mundo onde corpos, almas e a infância, tem uma etiqueta com preço. 

 

“Essa obra é um convite a reflexão sobre a violência que enfrentamos em todos os sentidos, não de forma particularizada, mas de forma ampla. Os leitores podem esperar uma pesquisa muito profunda. Essa pesquisa se baseia na minha experiência como repórter, pois muitos dos casos relatados no livro foram matérias que cobri ao longo da minha vida e que agora demos a elas uma dimensão nacional e até internacional”, destaca o jornalista João Carlos Borda.

 

O autor exemplifica com um caso ocorrido em 2013, em Ribeirão Preto, quando Guilherme Raymo Longo matou o enteado Joaquim, de apenas três anos de idade. “Por exemplo, quando temos uma violência como no caso Joaquim, em que o padrasto mata o enteado, um caso acontecido em Ribeirão Preto, nós temos situações semelhantes em outras partes do Brasil e do mundo. Estatisticamente, mais de 80% da violência cometida contra crianças com menos de 11 anos, ocorre dentro de casa”, completa Borda. 

 

Serviço: 

Lançamento do livro “Quanto Vale uma Pessoa?” 
Quando
: 20 de agosto, às 18h30.
Onde: Livraria Travessa – Ribeirão Shopping.
 


Foto: Divulgação

Galeria de imagens

Compartilhar: