Jurista Luiz Flávio Gomes apresenta palestra sobre a Lava Jato na Unaerp
Professor é contra o golpe militar, opositor de Gilmar Mendes e defensor do estado democrático de direito

Jurista Luiz Flávio Gomes apresenta palestra sobre a Lava Jato na Unaerp

Palestrante criador do Movimento Quero um Brasil Ético irá fazer um panorama da operação

O jurista e criador do Movimento Quero Um Brasil Ético, Luiz Flávio Gomes, irá ministrar uma palestra com o tema "Lava Jato: ética, cidadania e novas lideranças" no teatro Bassano Vaccarini, na Unaerp, nesta terça-feira, 26.

Especialista em Direito Penal, Gomes é doutor pela Universidade Complutense de Madri e mestre pela Universidade de São Paulo, Gomes admite que a Lava Jato apresenta problemas, mas defende sua manutenção. 

Em sua fala durante a palestra, Gomes pretende apresentar caminhos para uma transformação efetiva do Brasil em prol de uma realidade mais ética e cidadã. Para isso, utiliza a Lava Jato, segundo ele a maior inovação que já existiu na Justiça Criminal Brasileira, como pano de fundo.

Opiniões fortes

O jurista que tece críticas aos políticos corruptos, grandes empesas e até juízes, é muito ativo nas redes sociais, possuindo mais de 140 mil seguidores em sua página no Facebook. Em entrevista concedida ao Portal Revide, Gomes falou um pouco sobre a sua palestra desta noite.

"Na palestra, traço um panorama  da Lava Jato e do que ela representa para o Brasil. A operação comete deslizes e abusos. Nós, do mundo jurídico, reprovamos os abusos, pois não queremos que ela seja barrada. E ataques para isso não faltam, ela vem sendo atacada de todas as formas, mas precisamos preservá-la", declara Gomes.

Um dos caminhos proposto pelo jurista é o "implodir para reconstruir". A ideia é que a sociedade civil mude o cenário político de uma maneira democrática, na base do voto consciente. "Com o voto consciente, a sociedade civil poderá fazer uma faxina em todos os políticos corruptos. É dessa forma que iremos implodir o sistema e reconstruir o Brasil. O que não podemos é esquecer do estado democrático de direito. Declarações de golpe militar não podem ser aceitas, elas não vão implodir o sistema, mas explodi-lo", analisa o jurista.

Outra posição que Gomes defende de forma enfática em suas palestras e nas redes sociais é a sua oposição ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. "Gilmar Mendes não é um exemplo de juiz. Ele confunde justiça com política e isso é inadmissível", finaliza  

Serviço
Lava Jato: ética, cidadania e novas lideranças
Onde
: Teatro Bassano Vaccarini, Unaerp. Avenida Costábile Romano, nº2201
Quando, Terça-feira, 26, às 19h


Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhar: