Livro “Sueli Danhone, diversos olhares” é lançado em Ribeirão Preto 
Livro conta história da fundadora da Casa das Mangueiras, referência no acolhimento de crianças e jovens em situação de risco

Livro “Sueli Danhone, diversos olhares” é lançado em Ribeirão Preto 

Lançamento é realizado nesta quinta-feira, 24, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi

É realizado nesta quinta-feira, 24, o lançamento do livro “Sueli Danhone, diversos olhares”, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. De autoria coletiva, obra traz diferentes pontos de vista do trabalho da pedagoga e assistente social que liderou a Casa das Mangueiras, em Ribeirão Preto.

A instituição liderada por Sueli se tornou referência em acolher e encaminhar crianças e adolescentes em situação de risco para inserção na sociedade. Sueli morreu em 28 de maio de 2017, aos 74 anos, mas deixou uma legião de amigos e admiradores que, rapidamente, se encarregaram de preservar sua memória.

Dessa iniciativa surgiu o livro “Sueli Danhone, diversos olhares”, escrito por quase 30 participantes e projeto encabeçado por  Ione Buyst, Lidia Muradás, Renato Castanhari, Desiree Albuquerque Biasoli, Glaucia Petersen,Carlos Silva Neves e  Hugo Côrtes de Paula.

“Além de contar quem foi Sueli Danhone, sua trajetória e o que ela representou para a sociedade, o livro traz uma coletânea de ‘olhares’ de cada um dos 27 convidados. Traz, ainda, fotos que ilustram a vida dela e o importante legado que deixou”, explica Ione Buyst, idealizadora e patrocinadora do livro.

Casa das Mangueiras

Em 1973, em pleno regime militar, crianças e adolescentes de rua foram encontrados confinados em celas dentro de um posto policial de Ribeirão Preto e vigiados por soldados. A maioria deles era composta por filhas de famílias desestruturadas - algumas nem família tinham - que viviam em situação de miséria, abandono e completa vulnerabilidade social.

Ao saber da situação, um grupo de defensores dos direitos humanos, liderados por Sueli Danhone, aceitou o desafio de mudar esse quadro. Abraçaram os meninos e a comunidade e construíram uma casa de acolhida e educação: a Casa das Mangueiras. A instituição foi pioneira com meninos de rua entre 12 e 17 anos, autores de atos infracionais.

Serviço
Coquetel de lançamento do livro “Sueli Danhone, diversos olhares”

Participação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Quando: Quinta-feira, 24, às 19h
Onde: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. Avenida Luiz Eduardo Toledo Prado, nº 900, Vila do Golfe.
Quanto: gratuito
 

Com informações da assessoria de imprensa.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: